Os filmes que vieram de John Le Carré

As duas primeiras investidas cinematográficas no universo literário do autor britânico ficaram até hoje insuperadas. Mas foi na televisão que encontrou o mais definitivo intérprete para o seu “George Smiley”: Alec Guinness.

Foto
Alec Guinness fixou uma encarnação definitiva, ou quase, da personagem George Smiley DR

Foi em 1965 que o cinema descobriu John Le Carré: O Espião que Veio do Frio, realizado por Martin Ritt, com Richard Burton na pele de um agente secreto britânico que se faz passar por desertor para assim perturbar a segurança e as hierarquias políticas da República Democrática Alemã, foi um enorme sucesso, contribuindo para a popularidade do romance (o terceiro publicado pelo autor), cujo título continua a ser glosado ainda hoje em inúmeros cabeçalhos, e firmando ainda mais a reputação do então muito jovem (34 anos) escritor britânico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários