Júlio Machado Vaz e Manuel Sobrinho Simões são oradores na Conferência de Natal Ciência Viva

Evento decorrerá dia 21 de Dezembro, às 19h, no Teatro Nacional São João, no Porto.

Foto
Júlio Machado Vaz Paulo Pimenta

O psiquiatra Júlio Machado Vaz e o patologista Manuel Sobrinho Simões são os oradores da Conferência de Natal da agência Ciência Viva de 2020. Esta será uma sessão especial do podcast semanal da Antena 1 Old Friends, com a moderação dos jornalistas Tiago Alves e Miguel Soares. A conferência começará às 19h de 21 de Dezembro, no Teatro Nacional São João, no Porto, e terá transmissão online. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, também estará presente.

O tema da conferência deste ano é “Somos animais sociais: a biologia do comportamento” e discutir-se-á “as interacções entre o comportamento social e a herança biológica, em contextos de stress ou de crise como aquele em que actualmente vivemos”, refere-se num comunicado de imprensa sobre a iniciativa. Estarão em palco questões como: que efeitos tem o stress no nosso cérebro e no nosso comportamento? Ou será que nos tornamos mais sociáveis, cooperantes ou empáticos em momentos de crise? E, já agora, isso acontecerá no Natal?

Foto
Manuel Sobrinho Simões Adriano Miranda

Quanto aos oradores, Júlio Machado Vaz é médico psiquiatra e foi professor do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Manuel Sobrinho Simões é fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tem colaborado com outras instituições internacionais nas áreas da patologia e cancro.

Para poder participar nesta conferência presencialmente, terá de ser inscrever aqui, devido ao número limitado de lugares. A transmissão online estará disponível no site da Ciência Viva e não necessita de inscrição prévia.

Inspiradas nas Conferências de Natal (Christmas Lectures) da Royal Institution de Londres criadas em 1825 pelo físico e químico inglês Michael Faraday, as Conferências de Natal Ciência Viva têm sido organizadas em parceria com instituições científicas de referência, portuguesas e estrangeiras.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários