Fotogaleria

A Foca é uma loja online de fotografia de 11 autores portugueses (e podiam ser muitos mais)

©Lisboeta Italiano
Fotogaleria
©Lisboeta Italiano

Joana Linda organizou uma venda temporária de fotografias de artistas cujas dificuldades acrescidas, espera, também sejam temporárias. Os cancelamentos de trabalhos comerciais acumulam-se desde Março e “a instabilidade e insegurança”, dois estados comuns a trabalhadores a recibos verdes, intensificaram-se nos últimos dois meses do ano. Não está a ser um ano para fazer planos, por isso, a fotógrafa e realizadora decidiu fazer uma experiência. 

Foca é uma loja online pop up” com fotografias de 11 autores portugueses, convidados por Joana Linda“Achei que se nos juntássemos tinha mais impacto e conseguíamos dar mais visibilidade ao nosso trabalho”, pensou, num fim-de-semana de confinamento involuntário. É uma amostra muito pequena, há milhares de pessoas a fotografar em Portugal. Estas são pessoas cujo trabalho sigo, conheço bem e achei que poderiam gostar da ideia e de precisar do rendimento extra. ”

No site, estão à venda fotografias de 30 por 40 centímetros de Alípio Padilha, Lisboeta Italiano, Matilde Cunha, Matilde Viegas, Pauliana Valente Pimentel, Renato Cruz Santos, Rui Dias Monteiro, Vera MarmeloPedro Guimarães e Tiago Casanova. A 20 de Dezembro, a loja fecha e a Foca hiberna. Pelo menos para já. 

©Matilde Cunha
©Joana Linda
©Matilde Viegas
©Pauliana Valente Pimentel
©Renato Cruz Santos
©Tiago Casanova
©Alipio Padilha
@Rui Dias Monteiro
©Vera Marmelo
©Pedro Guimarães