Covid-19: Suíça põe Portugal na lista de risco e obriga emigrantes a quarentena no regresso

Mais de dez mil emigrantes na Suíça assinaram petição a contestar colocação de Portugal na lista de países de elevado risco de infecção. Ministério dos Negócios Estrangeiros está a realizar diligências diplomáticas para que a Suíça reveja a decisão.

Foto
Rui Gaudencio

Uma onda de indignação levou mais de 10 mil emigrantes portugueses na Suíça a assinar uma petição em que reclamam a retirada de Portugal da lista de países considerados de elevado risco de infecção pelo novo coronavírus. A classificação de Portugal como zona de risco pela Suíça obriga os emigrantes que querem passar o Natal e o fim do ano em Portugal a uma quarentena obrigatória de dez dias no regresso, o que está a levar ao cancelamento de viagens já marcadas.​​​

A Suíça anunciou no início deste mês que ia colocar Portugal na lista de países de elevado risco a partir da próxima segunda-feira, dia 14, baseando-se para tal em dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC na sigla em inglês) que os emigrantes em protesto alegam estar completamente desactualizados, uma vez que se referem a uma altura em que o país estava a sair  do pico da pandemia de covid-19 e o número de novos casos de infecção era ainda muito elevado.

Se a decisão não for alterada – e os emigrantes acreditam que isso possa acontecer depois de terem enviado a petição para o Ministério da Saúde suíço (Office Fédéral de la Santé Publique) – , Portugal vai entrar para esta lista “negra”, tal como a Itália, a Áustria, a Hungria e a Polónia, como foi anunciado no passado dia 4,  com dez dias de antecedência. O critério para inclusão na lista é o seguinte: se a incidência exceder em pelo menos 60 novos casos de infecção a da Suíça, o país é considerado de risco elevado. Mas, se isso era verdade na altura em que a decisão foi tomada (2 de Dezembro), a situação alterou-se substancialmente entretanto.

“Esta decisão é tanto mais incompreensível quanto se percebe que actualmente a Suíça até tem mais novos casos de infecção por 100 mil habitantes do que Portugal, apesar de ter menos população (cerca de oito milhões)”, argumenta Samuel Soares, o autor da petição que esta quarta-feira foi enviada para o Ministério da Saúde suíço por correio registado. “Os números da covid-19 evoluem rapidamente e estão a diminuir muito em Portugal”, nota Samuel, que criou um site para ajudar os emigrantes portugueses na Suíça.

565 casos por 100 mil habitantes 

Esta quinta-feira o ECDC indicava que Portugal tinha 565 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos do que a Suíça, “razão pela qual a comunidade portuguesa não entende como pode entrar em vigor na próxima segunda-feira uma lista já totalmente desactualizada que penaliza a terceira maior comunidade estrangeira da Suíça”, lamentam os emigrantes que se têm desmultiplicado em protestos nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social suíços.

Será possível que esta decisão ainda seja alterada a tempo? O Ministério de Negócios Estrangeiros garantiu ao PÚBLICO que está a realizar “diligências diplomáticas” para que a Suíça reveja esta decisão.  “Portugal tem estado a acompanhar muito de perto a situação gerada pela classificação do nosso país como ´zona de risco` pela Suíça” e forneceu “às autoridades suíças a informação mais actualizada sobre a situação epidemiológica”. “Tem sido particularmente valorizada a melhoria gradual registada em Portugal nas últimas semanas”, uma “tendência positiva” que “faz com que a decisão das autoridades suíças já não se justifique”, acrescentou.

Portugal já tinha estado na lista suíça de países com chegadas condicionadas em Outubro, mas tinha saído no final do mês.

Sugerir correcção
Ler 23 comentários