“Porquê?”: o mundo nunca tinha perguntado tantas vezes isto ao Google

Em 2020, o mundo exigiu explicações mais do que nunca. Pelo menos, nas perguntas que fez ao Google. Porquê lavar as mãos?; Porque é que se chama covid-19?; Porque é que o filme Parasitas é tão bom?: “Porquê?” bateu recordes, segundo a retrospectiva da multinacional norte-americana. 

Num vídeo narrado por Kofi Lost, poeta e músico guineense, radicado em Boston, as perguntas mais vezes feitas ao motor de pesquisa reflectem a preocupação com uma pandemia que vitimou mais de um milhão e 500 mil pessoas. Mas também mostram algumas das tendências procuradas por milhões de pessoas fechadas em casa, bem como as causas que as fizeram sair à rua.

“Como começar uma horta” foi pesquisado duas vezes mais do que em 2019. “Que dia é hoje? bateu recordes em Abril. Como cortar o meu cabelo e partidas com pais também. A receita mais procurada foi como fazer pão com massa fermentada (isco), sal e água. E toda a gente quis saber como começar a aprender a programar, com python a ser a linguagem mais desejadas. Em Junho de 2020, como ser anti-racista foi mais procurado do que como ser milionário” e, durante o ano, as pesquisas sobre como parar as alterações climáticas atingiram máximos históricos (tal como as temperaturas globais). 

Se coronavírus foi a pesquisa mais popular em todo o mundo, em Portugal, Pedro Lima, eleições nos Estados Unidos e Zoom” foram dos temas mais procurados.