Christmas Box: numa caixa com um laço vermelho chegou a dislexia da minha filha

Este presente não tem talão de troca. Acredita que apesar do teu pânico actual não o vais querer devolver. Depois da turbulência inicial neste grande voo, em breve vais perceber que és uma sortuda, porque esta será uma viagem difícil mas inesquecível.

Foto
"A caixa não vinha com manual de instruções, mas vinha com algumas pistas importantes" Ben White/Unsplash

Faz agora dois anos a um mês do Natal que recebi um presente de Natal antecipado: numa caixa com um laço vermelho chegou a dislexia da minha filha Francisca de 7 anos. Fiquei a olhar para aquilo sem saber o que fazer. Na verdade nem sabia bem o que era a dislexia. Tinha a vaga ideia que era uma troca de letras sem importância.

Abri a caixa a medo. Encontrei uma auto-estima muito baixa, muitas dificuldades na leitura e na escrita e uma memória de peixinho. Encontrei ansiedade, medo e alguma tristeza.

A minha primeira reacção foi ignorar e esperar que como por magia a caixa desaparecesse ou o seu conteúdo mudasse. Espreitei novamente. Zanguei-me. Porquê eu? Não era justo.

Fechei a caixa bruscamente : zangada, irritada e revoltada. Amuei, desejando ser uma criança mimada a quem fizessem a vontade. Não resultou. Devagarinho, mas bem devagarinho fui acalmando e percebi que era mais um desafio da vida. A escolha era minha: ignorar, lutar ou aceitar.

A caixa não vinha com manual de instruções, mas vinha com algumas pistas importantes: “Cara Mãe, a dislexia não é só uma troca de letras sem importância. A dislexia é uma dificuldade neurológica que nada tem a ver com o QI, mas que se traduz numa dificuldade na leitura, na escrita e na memorização. A dislexia é para toda a vida. Viver com ela implica muito trabalho, esforço e dedicação. És uma das mães escolhidas para transformares a dislexia numa oportunidade. Vou ajudar-te com dez ideias chave:

  1. Não te queixes. Aceita a dislexia na tua vida com a mesma simplicidade que aceitas o crescimento das tuas filhas.
  2. Trabalha a tua paciência ao infinito. Vais precisar dela todos os dias.
  3. Trata de ti e usa os teus tempos livres para te tornares uma mãe mais leve e divertida. A dislexia não te condiciona. Simplesmente vive contigo.
  4. Trabalha todos os dias a auto-estima da Francisca celebrando todas as suas conquistas. A auto-estima será a sua principal ferramenta para a vida.
  5. Ensina-a que a diferença é difícil mas leva-nos mais longe. A terapeuta da fala dará uma grande ajuda nesse caminho.
  6. Começa pelo básico. Sem pressas. Roma e Pavia não se fizeram num dia.
  7. Não faças comparações com os amigos. Ela tem o seu ritmo. Devagar se vai ao longe.
  8. Trabalha com ela todos os dias sem excepção. Não desistas. A prática faz o mestre.
  9. Ensina-a de forma divertida com jogos, mnemónicas e brincadeiras. Não esperes que a escola trate de tudo. Isso não vai acontecer.
  10. Acredita. Acredita sempre! A tua atitude fará toda a diferença no sucesso da Francisca. Está nas tuas mãos transformares a dislexia numa oportunidade!

No seio da população mundial, 10% é disléxica; 40% dos empreendedores milionários são disléxicos – Steve Jobs, Walt Disney, Albert Einstein, Steven Spielberg, Wilson Churchill, Tom Cruise, Jennifer Aniston, Pablo Picasso, todos disléxicos!

P.S.: Este presente não tem talão de troca. Acredita que apesar do teu pânico actual não o vais querer devolver. Depois da turbulência inicial neste grande voo, em breve vais perceber que és uma sortuda, porque esta será uma viagem difícil mas inesquecível. Na verdade este será o teu melhor curso sobre liderança que alguma vez poderias ter. Se o souberes aproveitar serão uma equipa top! It depends on you.


Blogue Day by Day

Sugerir correcção
Ler 2 comentários