Toscano apanha boleia de Coltrane para tocar aqui e agora

Em dois movimentos distintos, em vídeo e na Culturgest, o saxofonista Ricardo Toscano leva-nos a mergulhar nos dias 15, 18 e 19 em A Love Supreme, obra-prima do século XX que o jornalista Ashley Kahn nos ajuda a decifrar.

Foto
Vera Marmelo

“Durante o ano de 1957, experimentei, pela graça de Deus, um despertar espiritual que me conduziu a uma vida mais rica, mais cheia e mais produtiva. Nessa altura, em gratidão, pedi humildemente para que me fossem dados os meios e o privilégio de fazer outros felizes através da música.”  É praticamente com estas palavras que John Coltrane abre as suas liner notes relativas à edição de A Love Supreme, gravado sete anos mais tarde e publicado em 1965, álbum marcadamente espiritual e considerado (sem grande margem para discussão) uma das grandes obras-primas da História do jazz e da música popular do século XX.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar