Associação sindical quer que juízes em cargos políticos não possam voltar à magistratura

Se estivesse em vigor, medida faria com que dois secretários de Estado deste Governo não pudessem regressar à judicatura. Pacote para reforço da transparência sugere publicação obrigatória de todas as decisões dos tribunais.

Foto
daniel rocha

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) quer que os magistrados judiciais que deixem o cargo para irem ocupar cargos políticos não possam regressar à magistratura. Esta é uma das 15 medidas propostas pela direcção da associação sindical para reforçar a transparência e a integridade da função judicial. Apesar de o documento não referir expressamente, é evidente que este pacote é uma resposta da ASJP à acusação da Operação Lex, concluída há dois meses e meio. Recorde-se que este caso, centrado nas alegadas actividades ilícitas do ex-juiz Rui Rangel, terminou com a acusação deste por corrupção (dois dos 21 crimes que lhe são imputados), um ilícito por que respondem igualmente outros dois antigos magistrados do Tribunal da Relação de Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários