Pazo de Meirás, casa de Verão de Franco, vai ser entregue esta quinta-feira ao Estado espanhol

Herdeiros do ditador espanhol tentaram, com camiões, retirar todo o valioso recheio, algum dele património histórico. Presidente da Xunta da Galiza quer que a gestão do imóvel seja transferida para o governo regional.

Foto
Durante 82 anos, o Pazo de Meirás pertenceu à família Franco. Esta quinta-feira, é entregue ao Estado espanhol EPA/Cabalar

Os herdeiros de Francisco Franco, o ditador que governou Espanha durante 36 anos, têm de devolver esta quinta-feira ao Estado o Pazo de Meirás, situado na localidade de Sada, a poucos quilómetros da Corunha, na Galiza. É o culminar de um conturbado processo, que promete continuar nos tribunais, mais de um ano depois de o Governo de Pedro Sánchez ter exigido que o imóvel fosse entregue pela família do ditador, acusando-o de se ter apropriado ilegalmente do mesmo em 1938.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários