Flávio Hamilton, Sandra Faleiro e Sérgio Praia distinguidos nos Prémios Actores de Cinema GDA

No ano em que a Fundação GDA decidiu triplicar o número de distinguidos, foi ainda decidido prestar um tributo ao actor Filipe Duarte. Falecido em Abril, foi distinguido com o prémio Melhor Actor Secundário nos prémios anunciados esta quarta-feira.

Foto
Sandra Faleiro foi distinguida pela sua interpretação em A Herdade, filme que viu vários dos seus actores premiados DR

Os actores Flávio Hamilton, Sandra Faleiro e Sérgio Praia venceram a principal categoria do XIII Prémio Actores de Cinema da Fundação GDA (Gestão e Direitos do Artistas), foi anunciado esta quarta-feira.

No ano em que a Fundação GDA decidiu triplicar o número de distinguidos por categoria, enquanto melhor Actor/Actriz Principal Flávio Hamilton foi premiado pelo desempenho de Tiago, em Os Dois Irmãos, realizado por Francisco Manso, Sandra Faleiro pela interpretação de Leonor, em A Herdade, de Tiago Guedes, e Sérgio Praia pelo papel em Variações, um trabalho de João Maia baseado na vida de António Variações.

A Fundação GDA, que anunciou esta quarta-feira os prémios online, decidiu ainda prestar um tributo ao actor Filipe Duarte. Falecido em Abril, o actor foi distinguido com o prémio Melhor Actor Secundário, pela sua interpretação como Fernando Ataíde, amigo e amante de António Variações, no filme Variações.

“Nesta ocasião aproveitamos para prestar uma sentida homenagem ao trabalho e talento de Filipe Duarte, que nos deixou prematuramente quando estava a atravessar um dos melhores momentos da sua carreira”, afirmou o director-geral da Fundação GDA, Mário Carneiro.

Premiados como Melhor Actor/Actriz Secundário foram ainda João Pedro Mamede, pela interpretação de Miguel em A Herdade, e Catarina Wallenstein, que deu corpo à personagem Lili, uma artista de cabaret, na longa-metragem Mar, de Margarida Gil.

Na edição deste ano dos prémios de cinema da Fundação GDA foram ainda distinguidos, na categoria Novos Talentos, Igor Regala, pela interpretação de jovem pugilista em Gabriel, o primeiro filme de Nuno Bernardo, Beatriz Brás e Ana Vilela da Costa, que deram corpo às personagens de Teresa e Rosa, respectivamente, em A Herdade.

Os galardões contemplam um montante de três mil euros para os vencedores da categoria de Melhor Actor/Atriz Principal, 2.000 euros para a de Actor/Actriz Secundário, e de mil euros para Novos Talentos.

Devido à pandemia de covid-19, a edição deste ano dos prémios criados em 2008 decorre, pela primeira vez, sem a habitual cerimónia pública de entrega dos galardões e sem as Jornadas de Trabalho para o Actor que costumam antecedê-la.

A GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos, enquanto a fundação com o mesmo nome visa valorizar o trabalho dos artistas, promover o desenvolvimento humano e cultural destes, bem como protegê-los a nível social.

Este ano, integraram o júri Natália Luíza, Pompeu José e Rita Cabaço, que avaliaram a interpretação de colegas nas produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019.

Sugerir correcção
Comentar