“Recuperação verde da pandemia” tem de ser reforçada, avisa ONU em relatório

O relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Ambiente constata que, apesar da queda das emissões de dióxido de carbono ao longo de 2020, durante a pandemia covid-19, o mundo continua a caminhar para um aumento de temperatura superior a três graus Celsius neste século.

Foto
Os cientistas pedem uma mudança de hábitos dos cidadãos e dão como exemplo a importãncia de optar por outros meios de transporte como as bicicletas Adriano Miranda

O processo (não intencional) de redução das emissões conseguido em 2020, empurrado por uma pandemia que abrandou a economia mundial, tem de continuar e, mais do que isso, tem de ser reforçado. O mais recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, na sigla em inglês), divulgado esta quarta-feira, apresenta o novo conceito de “recuperação verde pandémica”, mas nota que a queda de 7% nas emissões registada este ano “traduz-se apenas numa redução de 0,01 grau Celsius do aquecimento global até 2050”. A cientista Joana Portugal Pereira é uma das autoras do documento e sublinha que para cumprir os objectivos do Acordo de Paris é essencial que os planos de recuperação económica anunciados para lidar com o impacto desta pandemia e que já somam 12,9 biliões de dólares [10,6 biliões de euros] financiem “uma transição para uma economia verde”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar