“Novo” centro do aeroporto do SEF tem sala para isolar imigrantes

Sala de isolamento para imigrantes criticada como potencial espaço para “tortura”. Ministério da Administração Interna (MAI) refere que se trata de uma medida “especial de segurança” e que tem de ser comunicada ao director nacional.

Foto
Rui Gaudencio

O “novo” centro de instalação temporária para imigrantes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem uma sala de isolamento para imigrantes. O espaço foi remodelado, abriu em Agosto e tem um novo regulamento criado depois da morte do ucraniano Ihor Homenyuk a 12 de Março, da qual são suspeitos três inspectores do SEF que estão em prisão domiciliária acusados de homicídio qualificado. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís Silva são suspeitos de terem agredido brutalmente Ihor Homenyuk justamente numa sala onde eram atendidos os detidos por uma equipa de Médicos do Mundo mas que funcionava como sala para isolar imigrantes, sem estar vigiada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários