Qatar vai integrar grupo de qualificação de Portugal para o Mundial 2022

Situação semelhante já tinha sucedido com a França na fase de apurtamento para o Euro 2016.

Foto
Soretio da qualificação europeia para o Mundial 2022 Reuters/HANDOUT

O Qatar vai integrar, a convite da UEFA, o grupo A da qualificação europeia para o Mundial 2022, no qual está inserido Portugal, anunciou nesta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no site oficial.

Organizador do próximo Campeonato do Mundo, o Qatar vai defrontar Portugal, Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão, sendo que os 10 jogos do conjunto qatari com estas cinco selecções servirão apenas de preparação e não haverá pontos em disputa.

Nos cinco encontros em que o Qatar actuar na qualidade de visitado, os mesmos serão “disputados em território europeu, para evitar longas viagens”, refere a nota da FPF.

Na fase de apuramento para o Euro 2016, a França, organizadora da fase final dessa prova, também tinha sido integrada no grupo de Portugal, nos mesmos moldes.

Portugal vai defrontar o Qatar em 4 de Setembro e em 9 de Outubro do próximo ano.

A selecção nacional está integrada no grupo A da qualificação europeia, juntamente com Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão, ditou o sorteio realizado na segunda-feira.

Portugal vai iniciar o apuramento com a recepção ao Azerbaijão, em 24 de Março de 2021, seguindo-se as deslocações à Sérvia (27) e ao Luxemburgo (30). Em Setembro de 2021, a equipa das quinas recebe a República da Irlanda (1) e visita o Azerbaijão (7), enquanto em Outubro vai ser anfitriã do Luxemburgo (12), terminando o apuramento em Novembro, com a visita aos irlandeses (11) e a recepção aos sérvios (14).

A qualificação europeia para o Mundial 2022 decorrerá entre Março e Novembro de 2021. O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se directamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os play-off de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se directamente para a fase final ou para os play-off.

Destas 12 equipas presentes nos play-off, que serão disputados em Março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial 2022.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre Junho e Julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários