Em Lisboa, os jovens dão uma nova vida aos grupos de moradores

É através dos grupos de moradores que tornam o bairro na sua casa que os vizinhos viram amigos. As lutas que levam avante já são antigas (como o direito à habitação, aos espaços públicos e à cultura), mas há novas abordagens. E, bairro a bairro, estes jovens vão ganhando voz sobre Lisboa.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Mesmo no centro do bairro lisboeta da Mouraria, na Rua dos Lagares, o patamar do número 25 transforma-se várias vezes no palco de discussão entre vizinhos. Foram várias as reuniões que aqui se prolongaram noite dentro e juntaram alguns dos cerca de 40 moradores que vivem neste prédio. Os vizinhos conhecem-se há anos, mas nos últimos tempos uniram forças para resistir à pressão imobiliária e ao aumento das rendas, que têm afastado muitos moradores deste bairro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar