Queniano Kibiwott Kandie bate recorde mundial da meia-maratona

Na maratona, os portugueses presentes não conseguiram as marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

meia-maratona,modalidades,desporto,atletismo,
Fotogaleria
Kibiwott Kandie celebra em Valência LUSA/Manuel Bruque
meia-maratona,modalidades,desporto,atletismo,
Fotogaleria
LUSA/Manuel Bruque
meia-maratona,modalidades,desporto,atletismo,
Fotogaleria
LUSA/Manuel Bruque

O queniano Kibiwott Kandie bateu neste domingo o recorde mundial da meia-maratona, em Valência, com o tempo de 57m32s, retirando 29 segundos à anterior melhor marca, que era do seu compatriota Geoffrey Kamworor.

O recorde que estava na posse de Kamworor vingava desde Setembro de 2019, quando o atleta percorreu a distância (cerca de 21,1 quilómetros) em 58m01s, em Copenhaga.

Em Valência, o segundo lugar ficou para o ugandês Jacob Kiplimo, com 57m37s, numa prova em que outros dois atletas correram abaixo do tempo de anterior recorde: os quenianos Rhonex Kipruto, com 57m49s , e Alexander Mutiso, com 57.59.

A etíope Genzebe Dibaba venceu a prova feminina, com o tempo de 1h05m18s.

Portugueses sem mínimos

Na maratona, os quenianos Evans Chebet e Peres Jepchirchir foram os vencedores, também em Valência, prova na qual os portugueses presentes não conseguiram as marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

No sector masculino, a prova foi vencida pelo queniano Chebet, com o tempo de 02h03m, com quatro segundos de avanço para o seu compatriota Lauwrence Cherono e 16 segundos de vantagem para o etíope Birhanu Legese, que foi terceiro.

Em relação aos portugueses, o melhor foi Rui Filipe Pinto, no 57.º lugar, com o tempo de 02h14m45s, enquanto Nuno Lopes terminou a prova em 82.º, com 02h22m19s, ambos longe dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (02h11m30s). Rui Filipe Pinto conseguiu ainda assim retirar 45 segundos à sua melhor marca pessoal.

Na prova feminina, a queniana Peres Jepchirchir foi a vencedora, com a marca de 02h17m16s, com a sua compatriota Joyciline Jepkosgei a terminar em segundo e a namibiana Helalia Johannes em terceiro.

As portuguesas Sara Moreira e Sara Catarina Ribeiro não concluíram a prova em Valência.

Sugerir correcção
Comentar