Von der Leyen e Boris Johnson pedem último esforço aos negociadores para fechar acordo

As negociações entre Reino Unido e União Europeia para um acordo de parceria económica e política entre os dois blocos a partir de 2021 continuam num impasse. Conversa telefónica entre Johnson e Von der Leyen termina com um “amanhã há mais”.

Foto
Johnson e Von der Leyen em Londres em Outubro. A conversa deste sábado foi por telefone Reuters

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, instruíram este sábado os seus negociadores para retomarem as negociações comerciais no domingo, numa última tentativa de superar as diferenças significativas sobre a futura relação entre as duas partes, a seguir ao período de transição pós-Brexit, que termina a 31 de Dezembro.

O Reino Unido já deixou a União Europeia, mas as regras que regem o comércio, viagens e negócios permaneceram inalteradas durante um período de transição, quando um novo relacionamento deverá estabelecido - com ou sem um acordo.

Os dois líderes disseram que embora “reconheçam a seriedade” das suas diferenças significativas, concordaram que “um esforço adicional deve ser feito pelas equipas de negociação para avaliar se podem ser resolvidas”.

“Nenhum acordo é viável se essas questões não forem resolvidas”, disseram Johnson e Von der Leyen. “Por isso, vamos instruir os nossos principais negociadores para se reunirem amanhã em Bruxelas. E voltaremos a falar na noite de segunda-feira.”

A decisão de prosseguir com as negociações comerciais, que praticamente estagnaram em relação às pescas, regras de concorrência (com as mesmas regras fiscais, laborais e ambientais) e resolução de disputas, significa que têm esperança de que os dois lados possam fechar essas lacunas persistentes.

Se os dois lados não chegarem a um acordo, o divórcio terminará no caos, enquanto o Reino Unido e a União Europeia se confrontam com o gigantesco custo económico da pandemia de covid-19.

Negociadores britânicos e da UE interromperam as negociações na sexta-feira - com o negociador da UE a deixar Londres e a voltar a Bruxelas dizendo que as hipóteses de acordo são de “50-50” - para pedir a seus líderes que tentem reduzir as lacunas e chegar a um acordo depois que uma semana de negociações em que não foi possível superar divergências significativas entre os dois lados.

As negociações foram interrompidas na sexta-feira depois de meses de negociações que pouco ou nada avançaram nas três questões mais espinhosas - pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras. Fontes de ambos os lados disseram que as exigências francesas sobre os direitos de pesca em águas britânicas continuam a ser uma questão fundamental.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários