Ogier mais perto do sétimo título mundial
Piloto francês da Toyota beneficiou do despiste do colega de equipa Elfyn Evans e poderá sagrar-se campeão este domingo no Rali de Monza, que lidera.
O francês Sébastien Ogier (Toyota) chega ao terceiro e último dia do rali de Monza, derradeira prova do Mundial, na liderança da prova e mais perto de conquistar o sétimo título da carreira, depois do despiste do britânico Elfyn Evans (Toyota) no início da tarde.
Ogier começou o dia a “roubar” a liderança ao espanhol Dani Sordo (Huyndai), que respondeu na especial seguinte, voltando ao comando, para o ceder novamente a Ogier na derradeira especial da manhã.
Durante a interrupção para almoço, a neve começou a cair e deixou o piso no autódromo de Monza mais escorregadio.
Na primeira especial da volta da tarde, o britânico Gus Greensmith (Ford) e o norueguês Ole Christian Veiby (Hyundai) despistaram-se na mesma curva, levando ao cancelamento da especial.
Na seguinte, seria o líder do campeonato, Elfyn Evans a perder o controlo do carro, saindo de estrada. Era o adeus ao título mundial, que está agora à mercê de Ogier.
“Temos de tentar. Não é a ficarmos sentados à espera que se ganha alguma coisa”, justificou Evans, que lamentou “pela equipa”, que ainda luta pelo título de construtores.
A especial seguinte também foi cancelada, com os pilotos a rodarem apenas na última prevista.
Ogier terminou o dia com o tempo de 1h47m472s, com 17,8 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, segundo, e 22,1s sobre o estónio Ott Tanak (Hyundai), terceiro.
“Ainda precisamos de conquistar os pontos. Neste momento, o Evans ainda lidera com 14 pontos de vantagem, pelo que temos de somar os pontos”, frisou Ogier.
Na rede social twitter, Ogier lamentou a sorte de Evans, seu companheiro de equipa.
“Na curva em que se despistou, não havia nada a fazer, é como guiar no gelo. Com o que ainda temos pela frente, o campeonato não está decidido. Tenho de chegar ao fim e é um grande desafio”, escreveu ainda Ogier.
Este domingo, os pilotos têm pela frente 38,31 quilómetros cronometrados, divididos por três especiais, incluindo a “power stage”, que distribui 15 pontos pelos cinco mais rápidos.