Vinhos nacionais resistem à pandemia graças às exportações

A visão prevalecente é um bocadinho salazarenta. Exige dos jornalistas de vinhos que escrevam apenas textos “construtivos”, sobre coisas boas.

Foto
Nuno Ferreira Santos

1. Primeiro a boa notícia: as exportações dos vinhos portugueses cresceram 3,81% em volume e 2,43% em valor entre Janeiro e Setembro deste ano face ao mesmo período de 2019, atingindo os 589,6 milhões de euros, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo Instituto da Vinha e do Vinho. É um grande resultado, dado que a pandemia tem atingido todo o mundo mais ou menos por igual. Só não é extraordinário porque o preço médio por litro caiu ligeiramente, prejudicado pela acentuada degradação do preço médio do vinho do Porto. Se tirássemos o vinho do Porto da equação, o preço médio do vinho português também teria subido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários