FIFA mantém formato “reduzido” do Mundial de clubes em 2021

Prova vai decorrer no Japão, em Dezembro do próximo ano, novamente com sete equipas.

Foto
Gianni Infantino, presidente da FIFA LUSA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O Campeonato do Mundo de clubes de futebol vai continuar a ser disputado por sete equipas em 2021, por causa da pandemia de covid-19, e será jogado no Japão, anunciou a FIFA. O Mundial, que iria contar pela primeira vez com 24 equipas, estava marcado para Junho de 2021, na China, mas o impacto do novo coronavírus em todo o mundo levou a entidade que rege o futebol mundial a adiá-lo.

Agora, o torneio vai decorrer no formato tradicional de sete clubes no Japão, em Dezembro de 2021. A FIFA pretendia que a edição de Dezembro de 2020 no Qatar (entretanto adiada para Fevereiro de 2021) fosse a última com a participação de sete clubes - os seis campeões continentais e o campeão da Liga doméstica da nação que recebe o Mundial -, um formato que acaba por atrair pouco interesse mediático e que tem sido vencido frequentemente pelo clube europeu.

Apesar de tudo, Gianni Infantino, presidente da FIFA, disse, em conferência de imprensa virtual, que o Mundial de 24 clubes “ainda está na agenda”, realçando que só ainda não foi decidido quando é que o mesmo avança.Se gundo a Associated Press (AP), a introdução do torneio nos novos moldes poderá estar apontada para Junho de 2025.

Paralelamente, a FIFA anunciou também nesta sexta-feira que o seu congresso anual já não vai ser realizado em Tóquio, sendo feita uma reunião virtual online em Maio, também por causa da pandemia.

Sugerir correcção
Comentar