Campanha desMarca a Diferença quer defender a inclusão das pessoas com deficiência

Lançada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala nesta quinta-feira, a campanha da Guarda Nacional Republicana vai percorrer todo o país até dia 9 de Dezembro.

Foto
A campanha decorre do ?Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência, criado em 2014 Paulo Pimenta

A GNR iniciou, nesta quinta-feira, a campanha nacional desMarca a Diferença que visa a divulgação dos direitos e a promoção da inclusão das pessoas com deficiência, anunciou a instituição. “No sentido de estar mais próxima das pessoas, a GNR pretende prestar uma resposta mais personalizada e adaptada aos problemas concretos da população, sobretudo da mais vulnerável”, refere em comunicado.

Lançada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala esta quinta-feira, a campanha vai percorrer todo o país até dia 9, próxima quarta-feira, decorrendo do ​Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PAPcD), criado em 2014 e que visa “a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas das pessoas com deficiência, procurando envolver de forma proactiva a comunidade para atender, compreender e respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades e prevenindo situações de negligência, violência e maus-tratos”.

Considerando o compromisso humano, social e cívico, a GNR tem ainda estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país, disponibilizando os seus cavalos e os seus cães, dando assim “o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante”.

“Através da hipoterapia, o cavalo torna-se num agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais”, refere a GNR. Já a cinoterapia, em que são utilizados os cães como um recurso terapêutico dirigido a crianças com necessidades educativas especiais, contribui para a expressão das emoções e para a capacidade de comunicação.

Segundo a GNR, a realização destas sessões, além de promover e desenvolver défices cognitivos, educa para a segurança rodoviária com recurso a cães, apoia na execução das actividades de vida diária dos beneficiários estimulando-os física e cognitivamente.

Neste âmbito, a Guarda tem colaborado com diversas instituições através do Grupo de Intervenção Cinotécnico na zona da Grande Lisboa e também em Coimbra, no Porto e em Viseu.

Sugerir correcção
Comentar