Mank, o homem que ajudou a pôr o mundo aos pés de Orson Welles

O novo filme de David Fincher, Mank, produção Netflix que estreia sexta-feira, centra-se em Herman J. Mankiewicz, argumentista de Citizen Kane. Pega numa velha questão: quem é, afinal, o génio de O Mundo a Seus Pés?

Foto
netflix

Nos créditos de Citizen Kane — O Mundo A Seus Pés, de 1941, dois argumentistas aparecem como responsáveis pelo guião: Herman J. Mankiewicz e Orson Welles. Ambos faltaram à cerimónia dos prémios da Academia, mas partilharam o Óscar que o argumento conquistou, e, aliás, o único com que cada um deles foi presenteado em Hollywood. Mas há muito que se levantam questões sobre a autoria do filme. Muito notoriamente, a crítica Pauline Kael, em Raising Kane, ensaio de 1971 para a New Yorker, tentou alegar, numa tentativa de contrariar a teoria do auteur, que Mankiewicz, e não Welles, era o génio do filme.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar