Covid-19: Há três infectados na DGS. Ministra da Saúde e secretários de Estado com testes negativos

Directora-geral da Saúde apresenta sintomas ligeiros e encontra-se actualmente em isolamento. Mais duas pessoas testaram positivo. Ministra e secretários de Estado “não foram considerados contactos de alto risco pelas autoridades de saúde”.

Foto
A directora-geral da Saúde, Graça Freitas RODRIGO ANTUNES/LUSA

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, está infectada pelo novo coronavírus, confirmou esta quarta-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS) numa nota enviada às redacções. Ao final do dia, foram confirmados mais dois infectados e um total de dez trabalhadores da DGS em isolamento profiláctico. A ministra da Saúde e os dois secretários de Estado também foram testados durante a noite passada e testaram negativo para a presença do SARS-CoV-2.

Estava previsto que esta quarta-feira a directora-geral da Saúde realizasse a habitual conferência de balanço da epidemia em Portugal. Em comunicado, no qual desmarca a conferência, a DGS informa que Graça Freitas testou positivo para a infecção por SARS-CoV-2 na terça-feira. A directora-geral da Saúde “manifesta sintomas ligeiros da doença” e está “neste momento em isolamento”. A DGS refere ainda que “o rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está actualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas”.

O contacto com o caso positivo terá ocorrido no final da semana passada, na sequência de uma reunião de trabalho. A directora-geral da Saúde apresentou sintomas ligeiros na terça-feira, dia em que foi testada. Ao que PÚBLICO apurou, foi na sexta-feira a última vez que a responsável terá contactado presencialmente com membros do Ministério da Saúde.

À noite, em comunicado, a DGS informou que “foram confirmados três casos positivos de covid-19 na sua sede, até ao momento, ficando dez trabalhadores em isolamento profiláctico”, onde se inclui a directora-geral da Saúde que “mantém sintomas ligeiros”. “Estes resultados surgem no âmbito da investigação epidemiológica, que está em curso, em articulação com a autoridade de saúde, tal como estipulam as normas vigentes, apenas se aplicando teste quando for considerado relevante”, explicou.

O organismo garante que a sua operacionalidade “será mantida neste período crítico da pandemia por covid-19, através dos seus subdirectores-gerais, dos seus dirigentes e trabalhadores”. “Grande parte da equipa encontrava-se em teletrabalho, aspecto que permite garantir a substituição dos trabalhadores que ficarão em isolamento ou isolamento profiláctico”, acrescentou.

Ministra com resultado negativo

A ministra Marta Temido e os dois secretários de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e Diogo Serra Lopes, foram testados na última noite e os resultados deram negativo. “Os governantes do Ministério da Saúde realizaram teste de rastreio à covid-19 ontem [terça-feira] à noite, dia 1, na sequência de identificação de contacto com a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e não foram considerados contactos de alto risco pelas autoridades de saúde”, adianta o ministério em comunicado. O que significa que não é necessário ficarem em isolamento profiláctico.

Segundo o Expresso, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) manteve uma equipa a trabalhar durante a noite para garantir a máxima rapidez na realização das análises. O mesmo jornal adianta ainda que os motoristas e família foram igualmente testados.

Esta é uma semana importante para as autoridades de saúde. Esta quinta-feira de manhã está marcada mais uma reunião no Infarmed que junta especialistas e políticos, para a análise da situação no país e que antecede a tomada de decisões relativas ao estado de emergência e medidas de contenção da transmissão. Tão importante quanto este encontro é também a apresentação da estratégia de vacinação contra a covid-19, que ocorrerá também esta quinta-feira.

Graça Freitas, a médica que sucedeu formalmente, a 2 de Janeiro de 2018, a Francisco George na liderança da DGS (onde já exercia o cargo interinamente desde o ano anterior e onde antes já tinha sido subdirectora-geral), tem sido um dos principais rostos do combate à pandemia de covid-19 desde Março.

Nas habituais conferências de imprensa, Graça Freitas tem apelado várias vezes à população para limitar ao máximo os contactos físicos e adoptar as medidas de protecção, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos e a etiqueta respiratória. A directora-geral da Saúde faz também questão de lembrar regularmente as regras que devem ser seguidas pelas pessoas que ficam em casa confinadas por estarem infectadas ou por terem estado em contacto com alguém que tenha testado positivo.

Portugal contabiliza pelo menos 4577 mortos associados à covid-19 em 300.462 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da DGS. O país está em estado de emergência desde 9 de Novembro e até 8 de Dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado. Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h e as 05h, enquanto nos fins-de-semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h de sábado e as 05h de domingo e entre as 13h de domingo e as 05h de segunda-feira.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários