Chef Ljubomir Stanisic hospitalizado após seis dias em greve de fome

Terá sofrido um episódio de hipoglicemia, que ocorre quando os valores de açúcar no sangue estão demasiado baixos.

Foto
Ljubomir Stanisic (aqui numa fotografia de segunda-feira) quer voltar para a greve assim que possível Hélio Carvalho

chef de cozinha Ljubomir Stanisic, um dos rostos mais conhecidos do Movimento “Sobreviver a Pão e Água”, foi transportado de urgência para o hospital nesta quarta-feira depois do sexto dia em greve de fome. A notícia foi avançada pela TVI e pela TSF, que explicaram que o chef do 100 Maneiras se sentiu mal durante a tarde. Apesar de Stanisic receber assistência nas imediações da Assembleia da República, acabou por ter de ser transportado para um hospital.

Contactado pelo PÚBLICO, um porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou que um dos manifestantes do movimento (cuja identidade não confirmam) foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e que se iria “publicar um esclarecimento” nas redes sociais sobre a situação.

O caso terá sido detectado durante a visita de uma equipa de psicólogos ao local. “O INEM accionou, de forma preventiva, uma unidade móvel de intervenção psicológica de emergência [equipa de psicólogos e técnico de emergência pré-hospitalar] para avaliar a eventual necessidade de cuidados psicológicos dos manifestantes”, explica fonte do INEM ao PÚBLICO. “No local, a equipa do INEM identificou um manifestante com sinais e sintomas que mereciam avaliação médica urgente, tendo sido mobilizados uma ambulância e uma viatura médica de emergência e reanimação.”

De acordo com a notícia avançada pela TSF, tratou-se de um episódio de hipoglicemia — situação que ocorre quando o valor da glicose (açúcar) no sangue desce abaixo dos 70 mg/dl. Ljubomir teria os valores de glicemia entre os 20 e 30 mg/dl. 

Citado pela TSF, José Gouveia, um dos dirigentes do Movimento “Sobreviver a Pão e Água”, nota que o grupo precisou de pedir assistência médica porque Stanisic “estava muito fragilizado” e “não estava a responder em condições”. “Nós sentimos que podia ser alguma coisa grave e chamámos o INEM. Os níveis de glicemia estavam muito baixos”, explica Gouveia, admitindo que os seus próprios níveis de glicemia rondavam os 20 mg/dl.

Em conversa com o PÚBLICO na segunda-feira, Stanisic admitiu sentir “quebras de tensão" e “muita fome", mas que não era a fraqueza nem o cansaço que o iam travar. “Isto não abala ninguém. Já estive na Jugoslávia na guerra a passar muita fome e não é esta que me vai mandar abaixo”, sublinhou.

Governo diz-se disponível para encontro

O Governo sublinhou esta quarta-feira que “é falso” que se tenha recusado a receber os manifestantes do Movimento “Sobreviver a Pão e Água”​ e que “é falso que os sectores da restauração e da animação nocturna não tenham quaisquer apoios a fundo perdido”.

Numa nota de imprensa, o gabinete do ministro da Economia e Transição Digital lembra que “já foram disponibilizados 1.103 milhões de euros em apoios às empresas de restauração, dos quais 523 milhões de euros a fundo perdido” e que a 18 de Novembro existiu uma reunião entre a Associação Nacional de Discotecas, a secretária de Estado do Turismo e o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor (SECSDC).

“Acresce que no dia 1 de Dezembro, em email dirigido ao senhor José Gouveia [um dos empresários a participar no protesto em frente à Assembleia da República], foi reiterada a disponibilidade do SECSDC para voltar a reunir já esta quinta-feira”, lê-se na nota do gabinete do ministro Pedro Siza Vieira.

O Governo expressa, no entanto, a sua preocupação pela “prossecução da greve de fome” e diz que prosseguirá o diálogo com os representantes dos vários sectores mais atingidos medidas de protecção da saúde pública.

Há seis dias que o Movimento “Sobreviver a Pão e Água” tem tendas montadas em frente à Assembleia da República, com os participantes (dez empresários do sector da restauração em Portugal) a recusarem alimentar-se até que o Governo apresente novas medidas para ajudar a restauração. 

Sugerir correcção
Ler 17 comentários