Covid-19 pode ter chegado aos Estados Unidos em Dezembro de 2019

Análises a sangue recolhido em Dezembro dão conta da possível presença do novo coronavírus em Dezembro.

Foto
Covid-19 poderá ter chegado aos EUA antes do que se pensava Reuters/MIKE SEGAR

O novo coronavírus pode ter infectado um pequeno número de pessoas nos Estados Unidos já em Dezembro, muito antes de o primeiro caso de covid-19 ter sido diagnosticado no país a 19 de Janeiro. A informação surge num relatório de 30 de Novembro do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) que tem estado a analisar amostras de sangue de Dezembro da Cruz Vermelha norte-americana.

Segundo os investigadores, foram detectados anticorpos para a covid-19 em várias amostras de doações de sangue colectadas pela Cruz Vermelha entre 13 de Dezembro de 2019 e 17 de Janeiro de 2020 em doadores anónimos de nove estados (Califórnia, Connecticut, Iowa, Massachusetts, Michigan, Oregon, Rhode Island, Washington e Wisconsin). Dos 7.389 doadores de sangue, 106 tinham anticorpos específicos para o novo vírus.

“Estas descobertas sugerem que o SARS-CoV-2 pode ter sido introduzido nos Estados Unidos antes de 19 de Janeiro de 2020”, explica a equipa da CDC nas conclusões do relatório. 

Não é possível determinar se as infecções de Dezembro surgiram devido a viagens realizadas para fora dos Estados Unidos ou devido a transmissão comunitária. Um inquérito prévio feito aos doadores de sangue que foi analisado revela que menos de 3% das pessoas viajaram para fora dos Estados Unidos nos 28 dias antes da colheita de sangue. Dessas, apenas 5% viajaram para a Ásia. 

“Embora os investigadores do CDC tenham encontrado anticorpos que reagiram ao vírus em doações de sangue em todos os nove estados que fizeram parte deste estudo, a percentagem de amostras de sangue com esses anticorpos foi muito baixa indicando que o vírus não estava disseminado na população”, sublinha Susan Stramer, vice-presidente de Assuntos Científicos da Cruz Vermelha Americana, em comunicando. 

Também em Itália foi detectado que o coronavírus estava presente nas águas residuais de Milão e Turim em Dezembro de 2019, dois meses antes de ter sido detectado o primeiro infectado no país, indica um estudo do Instituto Superior de Saúde italiano.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários