PSG aproveita conferência de líderes em Old Trafford

Campeão francês venceu o Manchester United e baralhou as contas do Grupo H. Ronaldo voltou a marcar pela Juventus, em jogo apitado por Stéphanie Frappart.

Foto
Reuters/PHIL NOBLE

A estreia de uma mulher a apitar um jogo da Liga dos Campeões, Raphael Guerreiro a marcar pelo Borussia Dortmund, Cristiano Ronaldo a facturar pela Juventus... Foi fértil a 5.ª jornada da fase de grupos da prova, mas o prato forte do segundo take da penúltima ronda aconteceu em Inglaterra, onde o Paris Saint-Germain aproveitou uma espécie de conferência de líderes para bater o Manchester United (1-3) e repartir por três o comando do Grupo H.

Em Old Trafford, o campeão francês estava obrigado a ganhar para se manter nos lugares de apuramento. E começou bem, com um golo de Neymar logo aos 6’, a aproveitar uma segunda bola após um remate inicial de Mbappé. 

A resposta do United, porém, foi convincente. Os “red devils” apoderaram-se da bola, circularam com critério e paciência e chegaram ao empate aos 32’, num remate de Rashford que desviou em Danilo antes de trair Keylor Navas. Um momento infeliz para o médio português, numa noite também pouco conseguida, do lado contrário, por parte de Bruno Fernandes.

Mais confortável na partida e na classificação, o United teve tudo para se colocar em vantagem no segundo tempo. Depois de Rashford ter desperdiçado uma boa ocasião para fazer o 2-1, foi Cavani a estar perto do golo, mas numa transição ofensiva o uruguaio acertou na trave, após uma tentativa de chapéu. No seguimento do lance, Rashford (novamente) permitiu um corte providencial.

Foi preciso uma bola parada para o PSG inverter o rumo dos acontecimentos. Na sequência de um canto, Marquinhos (central habituado aos golos) emendou ao segundo poste e colocou os franceses na frente, aos 69’. Ainda o United assimilava este golpe e já sofria outro, com o segundo cartão amarelo mostrado a Fred.

Apesar da dupla substituição de Solskjaer e de um par de aproximações perigosas do Manchester United, foi mesmo o PSG a fechar as contas, já na compensação, num grande lance colectivo que começou e acabou nos pés de Neymar. Contas feitas, à entrada para a última jornada, o Grupo H tem três líderes.

Isto porque ao United e ao PSG se juntou nesta quarta-feira o RB Leipzig, depois de um jogo entusiasmante na Turquia. O Istanbul Basaksehir ainda recuperou de 0-2 e de 1-3, empatando a partida (tudo graças a uma prestação tremenda do médio Irfan Kahveci, autor de um hat-trick totalmente construído de fora da área), mas os alemães chegaram ao 3-4 já no tempo de compensação (por Soerloth) e atingiram os nove pontos na tabela.

E se as contas neste grupo estão ao rubro, o mesmo não pode dizer-se do Grupo G. Já com o apuramento na mão, o Barcelona impôs-se no terreno dos húngaros Ferencvaros por 0-3, com todos os golos obtidos no primeiro tempo: face à ausência por opção de Lionel Messi, Griezmann (14’), Braithwaite (21’) e Dembélé (28’) fizeram as despesas do ataque.

Também já apurada, a Juventus venceu com naturalidade o Dínamo Kiev, em Turim, pelo mesmo resultado. Federico Chiesa, um dos melhores em campo, inaugurou o marcador de cabeça (21’), e ainda assistiu Cristiano Ronaldo para o 2-0, aos 57’. Foi nada menos do que o 132.º golo do avançado português na Liga dos Campeões, tantos quantos somam, por exemplo, em conjunto, outros goleadores como Lewandowski, Van Nistelrooy e Zamorano na prova.

Morata ainda fechou o marcador aos 66’, confirmando um fosso abissal entre os dois primeiros e os dois últimos do grupo, mas, mesmo que não tivesse havido golos, o Juventus-Dínamo Kiev teria sempre uma história para contar. A da estreia da francesa Stéphanie Frappart, que aos 36 anos se tornou na primeira mulher a dirigir uma partida da Champions — ela, que já tinha arbitrado a Supertaça Europeia de 2019 e dois jogos da Liga Europa, na presente temporada. 

Quem também tem uma história para recordar é Olivier Giroud. O avançado francês contribuiu - e de que maneira - para a inesperada goleada aplicada pelo Chelsea em Espanha, no reduto do Sevilha (0-4). Um resultado que lança os londrinos para o apuramento na primeira posição.

O recital do goleador ex-Arsenal começou logo aos 8’, mantendo-se o 0-1 até ao intervalo. Só que a noite de Giroud ainda mal tinha começado. Aos 54’ bisou, aos 74’ chegou ao hat-trick e aos 83’ elevou a proeza para um inédito póquer na Liga dos Campeões. Aos 34 anos, parece ter recuado no tempo e voltado ao início da carreira, quando, ao serviço do Tours, mas num palco bem mais modesto, marcou quatro golos num jogo só por mais do que uma vez.

Sugerir correcção
Comentar