Prémio Actores de Cinema da GDA serão em triplicado este ano

Fundação GDA distribuirá nove galardões em vez dos habituais três das edições anteriores. Mário Carneiro, director-geral da Fundação GDA, entende que o “momento difícil” da pandemia “exige um reforço do reconhecimento e da visibilidade do mérito artístico” dos actores portugueses.

Foto
Cerimónia da 12.ª edição do Prémio Actores de Cinema, decorrida em Dezembro do ano passado no Teatro Trindade. Este ano, devido à pandemia, os vencedores serão conhecidos apenas digitalmente Francisco Romão Pereira

A Fundação GDA vai atribuir este ano o Prémio Actores de Cinema a nove pessoas, o triplo de galardoados das edições anteriores, como “reforço do reconhecimento” num ano cultural marcado pela pandemia, foi anunciado esta terça-feira.

O Prémio Actores de Cinema, criado em 2008 e atribuído entre pares, distingue anualmente “o mérito e a excelência do trabalho de interpretação dos atores e actrizes” no cinema, em três categorias diferentes. Este ano, em cada uma das categorias haverá não um, mas três vencedores.

“Apesar do momento difícil que vivemos, não quisemos passar ao lado do trabalho prestado pelos actores portugueses. Pelo contrário, entendemos que este momento exige um reforço do seu reconhecimento e da visibilidade do seu mérito artístico”, afirmou o director-geral da Fundação GDA, Mário Carneiro, em comunicado.

Este ano, pela primeira vez, não haverá cerimónia pública de anúncio e entrega dos prémios, pelo que os vencedores serão conhecidos através do site da fundação GDA. Serão atribuídos os prémios de Melhor Actriz/Actor Principal (três mil euros), Melhor Actriz/Actor Secundário/a (dois mil euros) e Novo Talento (mil euros).

A Fundação GDA recorda que estes prémios representam “um reconhecimento entre pares”: “são prémios de interpretação atribuídos a artistas por artistas”, salienta.

Este ano, integram o júri os actores Natália Luíza, Pompeu José e Rita Cabaço e serão avaliados trabalhos de interpretação “em produções cinematográficas portuguesas de longa-metragem de ficção, estreadas comercialmente em sala entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019”.

Sugerir correcção
Comentar