Eduardo Lourenço: “O Deus da América é a América”

A América é simultaneamente uma Europa levada ao extremo e uma sociedade de crença, defende Eduardo Lourenço, que vê um “elo quase visceral” entre os Estados Unidos e Israel. Por isso mesmo, acredita que a solução que vier a ser dada ao conflito israelo-palestino “será crucial para o futuro próximo da Humanidade”.

Foto
Manuel Roberto
  • Esta entrevista foi publicada originalmente a 17 de Dezembro de 2001.

“Portugal e o Futuro” foi o tema que a Porto 2001 sugeriu a Eduardo Lourenço, que anteontem participou no colóquio O Futuro do Futuro. O pensador, todavia, preferiu ignorar o título, de ressonâncias “spinolistas”, e lançou-se, de improviso, numa longa e densa deambulação pelas consequências da há muito anunciada “morte de Deus” no Ocidente. No final, ainda o desafiaram a imaginar o que será o mundo no futuro próximo, mas Lourenço descartou-se: “É sempre difícil fazer de Cassandra, e para Harry Potter já sou muito velho.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar