Joe Biden com microfractura no pé antes de receber primeiro briefing presidencial

Presidente eleito caiu a brincar com um dos seus cães e foi assistido numa clínica de ortopedia. Esta segunda-feira, tem a primeira reunião com a Administração Trump, onde vai receber informação classificada. Equipa de comunicação da Casa Branca será composto integralmente por mulheres.

Foto
Agente dos serviços secretos espera pelo Presidente eleito à porta da clínica onde foi atendido em Newark, Delaware JOSHUA ROBERTS/Reuters

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, tem uma microfractura no pé direito após uma queda enquanto brincava com um dos seus cães durante o passado fim-de-semana.

De acordo com o relato da imprensa norte-americana, Joe Biden, de 78 anos, estava a brincar com Major, um dos seus dois pastores alemães, na sua casa em Wilmington, Delaware, quando escorregou e caiu.

Por precaução, o Presidente eleito deslocou-se a uma clínica de ortopedia em Newark, Delaware, no domingo, tendo feito vários exames que, apesar de não indicarem uma lesão grave, detectaram uma microfractura no pé direito, que obrigará Joe Biden a usar uma bota ortopédica durante “várias semanas”, segundo o ortopedista Kevin O'Connor, que o assistiu.

Numa publicação na rede social Twitter, Donald Trump publicou um vídeo de Joe Biden a sair da clínica de ortopedia, acompanhado por uma mensagem a desejar as “rápidas melhoras” ao Presidente eleito.

A lesão sucedeu na véspera de Joe Biden receber esta segunda-feira o seu primeiro briefing presidencial, uma reunião com membros da Administração Trump em que o Presidente eleito vai ter acesso a informação confidencial, uma das etapas fundamentais da transição de poder.

Durante várias semanas, Donald Trump recusou dar início ao processo de transição. No entanto, na passada segunda-feira, a directora da Administração de Serviços Gerais, Emily Murphy, deu luz verde para que fossem desbloqueadas verbas para a equipa de Joe Biden, possibilitando ainda que o Presidente eleito possa reunir-se com as agências federais, incluindo os serviços secretos.

Trump, no entanto, ainda não reconheceu a vitória de Biden e continua a tentar contestar os resultados nos tribunais, apesar de acumular sucessivas derrotas.

Habitualmente, o Presidente eleito e o chefe de Estado reúnem-se durante o processo de transição, no entanto, até ao momento, não há qualquer data prevista para um encontro entre Donald Trump e Joe Biden, apesar de o democrata já ter demonstrado disponibilidade para tal.

Equipa de mulheres

A tomada de posse do novo Presidente está marcada para 20 de Janeiro. Até lá, Joe Biden continua a compor a sua equipa presidencial e, no domingo, anunciou que o departamento de comunicação será totalmente composto por mulheres, a primeira vez que tal acontece na história do país.

A equipa de comunicação será chefiada por Kate Bedingfield, até agora a vice-directora da campanha de Biden, que assume o cargo de directora de comunicações da Casa Branca.

Entre outras nomeações de salientar a escolha de Jen Psaki - directora de comunicações durante a presidência de Barack Obama -, como secretária de imprensa.

Ashley Etienne e Symone Sanders serão a directora de comunicação e porta-voz, respectivamente, de Kamala Harris. Enquanto, Elizabeth Alexander ficará responsável pelo gabinete de comunicação de Jill Biden, futura primeira-dama.

“Tenho o orgulho de anunciar a primeira equipa de comunicação da Casa Branca composta inteiramente por mulheres. Estas comunicadoras qualificadas e experientes trazem perspectivas diversas para o seu trabalho e um compromisso partilhado para reconstruir este país”, afirmou Joe Biden em comunicado.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários