EDP Distribuição detecta furto de energia em grupo empresarial

Operador de rede diz que detectou oito situações irregulares de falsificação de contagens que permitiam consumir electricidade de borla. Trata-de de situação de “avultada fraude”.

Foto
Acção de fiscalização detectou "adulterações das ligações aos equipamentos de contagem" Nelson Garrido

A EDP Distribuição revelou nesta segunda-feira que detectou uma situação de “avultada fraude” e furto de energia eléctrica nas instalações de um grupo empresarial. A operação de fiscalização, realizada na semana passada, “permitiu identificar oito situações irregulares”, adiantou o operador da rede de distribuição de electricidade, sem revelar a identidade do grupo empresarial envolvido.

Segundo a EDP Distribuição, “foram encontradas adulterações das ligações aos equipamentos de contagem, que permitiam a apropriação ilícita de centenas de milhar de quilowatt-hora de energia eléctrica”.

A EDP Distribuição (que a partir do próximo ano passará a chamar-se E-Redes, por decisão da entidade reguladora) explica que a operação de fiscalização foi realizada por cinco equipas e ocorreu “em simultâneo em várias instalações do mesmo grupo empresarial”, depois de já ter sido “confirmada uma situação de fraude numa delas”.

A empresa explica que “tem-se assistido a um crescimento destas práticas ilícitas no segmento empresarial”. Apesar de se tratar de um segmento que abarca menos de 1% dos clientes em Portugal, representa 40% do total da energia eléctrica consumida em fraude, considerando o “valor da contribuição média desde 2017”.

A empresa destaca que a “prática de fraude e de furto de energia eléctrica consubstancia um crime e é uma ameaça à segurança de pessoas e bens”, afectando os outros consumidores, os comercializadores e o Estado.

A EDP Distribuição refere ainda que realiza anualmente “cerca de 600 mil operações de instalação de equipamentos de medição inteligente e cerca de 40 mil inspecções específicas para a identificação de situações de apropriação ilícita de energia”.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários