Bruxelas entrega já três mil milhões para apoio ao emprego

A primeira tranche do empréstimo atribuído a Portugal no âmbito do SURE, programa de apoio aos trabalhadores e empresas, chega amanhã, terça-feira, 1 de Dezembro.

Foto
Reuters/JOHANNA GERON

Os fundos europeus para financiar medidas como o layoff, os apoios a trabalhadores independentes, os apoios aos pais e o prémio aos trabalhadores do SNS vão começar a chegar ao país amanhã, terça-feira, 1 de Dezembro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou, em entrevista à RTP, que a primeira fatia do apoio europeu destinado a apoiar trabalhadores e empresas, no valor de 3000 milhões de euros, chegará amanhã a Portugal.

Esta verba, que será atribuída através de um empréstimo da UE a Portugal (aprovado em Agosto), faz parte do programa SURE. No total, o país deverá receber 5900 milhões de euros.

O SURE é o novo instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência. Visa proteger os postos de trabalho e os trabalhadores afectados pela crise pandémica, permitindo aos Estados-membros fazer face ao aumento da despesa com medidas para preservar o emprego.

No caso português, está previsto que financie pelo menos 17 medidas.

Com um tecto máximo de 100.000 milhões de euros, será distribuído aos Estados-membros através de empréstimos em condições favoráveis, beneficiando dos baixos custos de financiamento da Comissão Europeia (que tem um rating máximo, atribuído pelas principais agências de notação financeira) nos mercados.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários