Terrorismo

Dois ataques terroristas fazem mais de 30 mortos no Afeganistão

Carros armadilhados fizeram-se explodir na região oriental e na zona sul do país.
Foto
Forças Armadas afegãs montaram dispositivo de segurança em redor da base militar de Ghazni MUSTAFA ANDALEB/Reuters

Pelo menos 34 pessoas morreram este domingo no Afeganistão, vítimas de dois ataques terroristas em zonas distintas do país, revelaram as autoridades afegãs.

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

Na província oriental de Ghazni, 31 soldados morreram e outros 24 ficaram feridos, depois de um carro armadilhado ter embatido contra uma base de comando do Exército, fazendo-se explodir de seguida, disse um oficial do conselho de segurança nacional do Afeganistão, sob condição de anonimato, à agência de notícias Associated Press.

O ataque também foi confirmado pelo porta-voz do Ministério do Interior afegão, Tariq Arian, embora não tenha fornecido detalhes sobre as vítimas.

No sul do Afeganistão, outro carro armadilhado teve como alvo o comboio de um líder do conselho provincial em Zubal, matando pelo menos três pessoas e ferindo outras 12, incluindo crianças.

O líder do conselho provincial, Attajan Haqbayat, sobreviveu ao ataque com ferimentos leves, embora um dos seus guarda-costas estivesse entre os mortos, disse o porta-voz da polícia provincial, Hikmatullah Kochai.

Ainda não houve reivindicações sobre a responsabilidade pelos ataques.

Os atentados acontecem no momento em que representantes do Governo afegão e o grupo extremista taliban estão em negociações no Qatar, para porem fim a uma guerra civil com várias décadas.