Em Guimarães, há uma loja que reúne 25 designers portugueses que clamam pelo estatuto profissional

Vários criadores inauguraram, nesta sexta-feira, uma loja temporária para assinalar a primeira iniciativa do manifesto “Uma Voz”, pelo estatuto profissional. O espaço estará em actividade até 19 de Dezembro.

Foto
A designer Katty Xiomara (sentada, à esquerda) á conversa com Raquel Strada, em Outubro último, durante a 47.ª edição do Portugal Fashion Nelson Garrido

“Pela primeira vez, por vontade dos designers, é promovida uma acção que reforça a narrativa colaborativa do sector [da moda], mostrando que a união faz a força. Uma iniciativa de apoio à produção nacional e economia local, celebrando a moda de autor e a qualidade do design português, um ADN que é o nosso”, explica a designer Katty Xiomara, porta-voz do manifesto “Uma Voz”, que reúne 25 designers.

O documento, que apela ao reconhecimento de um estatuto profissional e expressa a vontade de criar uma Ordem dos Designers, foi recentemente enviado ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, mas também ao ministro dos Negócios Estrangeiros, ao secretário de Estado da Internacionalização, à ministra da Cultura, à secretária de Estado do Turismo, ao ministro da Economia e a várias associações do sector da moda, têxtil e calçado, como o Portugal Fashion, a ModaLisboa, a Associação Portuguesa de Indústria de Calçado Componentes Artigos Pele e Sucedâneos e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Em causa está o reconhecimento da classe profissional dos designers enquanto “agentes activos do desenvolvimento e representação da identidade nacional com reflexo directo nas áreas do turismo, cultura e indústria têxtil, dentro e fora das nossas fronteiras”.

Alexandra Moura, Anabela Baldaque, Carla Pontes, Carlos Gil, Daniela Barros, David Catalán, Dino Alves, Diogo Miranda, Duarte, Estelita Mendonça, Fátima Lopes, Filipe Faísca, Hibu Studio, Hugo Costa, João Melo Costa, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Luís Buchinho, Luís Carvalho, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Ricardo Andrez, Sara*Maia, Storytailors e Susana Bettencourt são os 25 signatários.

A loja temporária vai estar aberta entre esta sexta-feira, dia 27 de Novembro, e 19 de Dezembro, no centro histórico de Guimarães, no distrito de Braga, e servirá para assinalar a primeira iniciativa do “Uma Voz”. O espaço vai estar instalado na loja do Pé de Chumbo, no número 85 da Rua Dona Maria II, especificou Katty Xiomara, e estará aberto de segunda a sexta-feira, entre as 13h e as 20h, e aos sábados e feriados, das 9h30 às 12h30.

Sugerir correcção
Comentar