Irene Vallejo: salvamos os livros porque eles nos salvam

Improvável sucesso de vendas, O Infinito Num Junco é uma carta de amor aos livros e à sua história: como nasceram, como foram salvos da destruição, como foram e são amados. Com eles, “mudou a nossa maneira de viver, de pensar e de entender a realidade”.

Foto
Santiago Basallo

“É um mistério como se chega a um bom título”, escreve Irene Vallejo em O Infinito Num Junco, depois de citar livros de Proust, Pavese, Ovídio, Hesíodo e outros. Também a escritora espanhola inventou um bom título para o seu livro, improvável sucesso de vendas. Foi de juncos de papiro que os egípcios descobriram que podiam fabricar folhas. Essa planta, que “afunda as suas raízes nas águas do Nilo”, montou um “dique contra o tsunami do tempo”. E o mundo encheu-se de ideias, sentimentos, tratados, romances, ciência, utopias. O infinito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários