Perto de 100 baleias morreram encalhadas na Nova Zelândia

Apesar dos esforços das autoridades neo-zelandesas, os animais acabaram por morrer.

golfinho,pet,p3,animais,nova-zelandia,baleias,
Fotogaleria
Reuters/SAMINTHEWILD_
golfinho,pet,p3,animais,nova-zelandia,baleias,
Fotogaleria
Reuters/SAMINTHEWILD_

Perto de 100 baleias-piloto e golfinhos-roaz morreram encalhadas nas remotas Ilhas Chatham, a cerca de 800 quilómetros da costa Este da Nova Zelândia, disseram as autoridades esta quarta-feira, 25 de Novembro. A maior parte dos animais esteve encalhada durante o fim-de-semana, já que os esforços de resgate foram dificultados pela localização remota da ilha.

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia afirmou que, no total, 97 baleias-piloto e três golfinhos morreram encalhadas, acrescentando que a notificação chegou no domingo.

“Apenas 26 das baleias ainda estavam vivas nessa altura, a maioria com grandes sinais de fraqueza, que tiveram de ser abatidas devido às condições do mar adversas e à quase certeza de que haveria tubarões-brancos na água, também trazidos em encalhes como este”, afirmou Jemma Welch, guarda da biodiversidade daquele departamento.

Foto
Reuters

Estes encalhes são relativamente comuns nas Ilhas Chatham, onde, em 1918, morreram até 1000 animais num só acidente.

Os encalhes têm ocorrido ao longo de toda a história moderna e a sua razão é uma questão que intriga os biólogos marinhos há anos.

No fim de Setembro, várias centenas de baleias morreram em águas rasas na costa australiana, num dos maiores encalhes em massa de baleias do mundo.

Sugerir correcção
Comentar