Carro com frase antiglobalização vai contra portões do gabinete de Merkel

Não há relatos de feridos. O carro tem a frase “Parem com a política de globalização” rabiscada nas portas do lado direito e “Malditos assassinos de crianças e velhos” nas do lado esquerdo.

berlim,mundo,uniao-europeia,angela-merkel,europa,
Fotogaleria
Reuters/FABRIZIO BENSCH
berlim,mundo,uniao-europeia,angela-merkel,europa,
Fotogaleria
Reuters/FABRIZIO BENSCH
berlim,mundo,uniao-europeia,angela-merkel,europa,
Fotogaleria
Reuters/FABRIZIO BENSCH

Um carro chocou nesta quarta-feira contra os portões que cercam o edifício onde está gabinete da chanceler alemã Angela Merkel em Berlim, disse uma testemunha à agência Reuters. Não há relatos de feridos. Dezenas de polícias e um carro de bombeiros foram chamados ao local.

Nas fotografias da agência, é possível ver a polícia a inspeccionar um veículo de uma imobiliária junto ao portão. O carro tem a frase “Parem com a política de globalização” rabiscada a tinta branca nas portas do lado direito. Fotos publicadas nas redes sociais mostram as palavras “Malditos assassinos de crianças e velhos” escritas no outro lado.

“A chanceler, outros membros do Governo e pessoas que trabalham no gabinete não estiveram em perigo em nenhum momento”, disse o porta-voz do Governo, Steffen Seibert, acrescentando que o incidente causou apenas pequenos danos nos portões. Não se sabe se Merkel estava dentro do edifício no momento do incidente.

O gabinete de Merkel, uma estrutura pós-modernista branca situada numa praça do edifício do Reichstag, que abriga o Parlamento da Alemanha, está bem afastado de qualquer rua principal.

A polícia de Berlim diz não suspeitar de um ataque extremista. “Não estamos a trabalhar com base nessa suposição neste momento”, disse uma fonte das forças de segurança.

O motorista, um homem de meia-idade, foi detido e levado numa cadeira de rodas pela polícia. “Estamos a determinar se o motorista foi deliberadamente contra [o portão]”, disse a polícia de Berlim no Twitter.

Estava programado que Merkel estivesse, na altura, em vídeoconferência com os responsáveis dos estados alemães. Iam ser discutidas medidas para combater a pandemia e uma possível extensão do período de confinamento.

A Europa está em alerta máximo depois de militantes islamistas matarem oito pessoas em Paris, Nice e Viena nas últimas semanas. Na terça-feira, a polícia da Suíça identificou uma cidadã como jihadista. A mulher esfaqueou uma vítima no pescoço e agarrou outra numa loja em Lugano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários