A “força da família” faz toda a diferença

Se nos últimos tempos tem sentido aquela vontade de comer McDonald’s, saiba que esta semana ao fazê-lo irá estar a ajudar uma boa causa. Desde segunda-feira, 23 de Novembro, e até domingo, 29, por cada McMenu vendido, a McDonald’s contribui com 25 cêntimos para apoiar as Casas Ronald McDonald, através da iniciativa McSorriso. Ou seja: vai estar a ajudar a manter unidas as famílias cujas crianças estão em tratamento hospitalar, longe das suas casas.

Foto
Pexels

Se ainda não conhece o projecto, passamos a explicar. A Casa Ronald McDonald de Lisboa (apoia o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa), a do Porto (apoia o Centro Hospitalar Universitário S. João e o IPO-Porto) e o Espaço Familiar Ronald McDonald (apoia o Hospital Santa Maria, em Lisboa) são infra-estruturas que fazem parte da Fundação Infantil Ronald McDonald, que apoiam gratuitamente famílias que têm crianças que precisam de receber tratamento hospitalar longe de casa, nos principais centros de Lisboa e do Porto.

O propósito é garantir a união e a força das famílias. “A missão da Fundação Infantil Ronald McDonald é de contribuir para o bem-estar das crianças com doenças que requerem hospitalização, designadamente as doenças que implicam uma deslocação desde o distrito de residência para outro onde se localizam os hospitais centrais do país”, explica ao Público Gonçalo Martins Barata, Director Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald.

Os espaços garantem todas as comodidades de uma casa, com cozinha, lavandaria, espaços comuns, sem esquecer as actividades promovidas por voluntários. De forma totalmente gratuita, podem prestar apoio apenas durante o dia, mas podem também acomodá-las num prazo maior.

“O período de acolhimento depende sempre da gravidade da doença e duração dos respectivos tratamentos. As famílias são referenciadas e encaminhadas para as Casas e Espaço Familiar Ronald McDonald pelos serviços sociais do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, do Centro Hospitalar São João e IPO-Porto e do Centro Hospitalar Lisboa Norte. O alojamento e utilização dos equipamentos é totalmente gratuito”, explica. “Findo o período de hospitalização as famílias regressam às suas casas.”

Integradas na rede mundial da Ronald McDonald House Charities, as Casas Ronald McDonald já apoiaram milhares de famílias portuguesas. “No total, as duas Casas Ronald McDonald e o Espaço Familiar Ronald McDonald em Portugal já acolheram mais de 3.700 famílias, de todo o continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira”, revela o responsável. 

Distribuídas por cinco continentes e por mais de 40 países, existem 376 Casas Ronald McDonald e 263 Espaços Familiares, que, anualmente, acolhem 3,4 milhões de crianças e as suas famílias em todo o mundo.

Campanha McSorriso: “A força da família faz toda a diferença”

campanha McSorriso, que vai já na 19.ª edição, arrancou esta segunda-feira, 23 de Novembro, terminando a 29, domingo. Durante uma semana, os restaurantes McDonald’s em Portugal vão mobilizar-se para recolher fundos através desta iniciativa para os projectos da Fundação Infantil Ronald McDonald - as Casas Ronald McDonald e o Espaço Familiar Ronald McDonald, que acolhem e apoiam famílias com crianças em tratamento hospitalar. Os 41 franquiados da McDonald’s unem-se, deste modo, para reforçar o seu envolvimento com a comunidade e o apoio que dão, ao longo de todo o ano, à Fundação. 

Um gesto solidário que se torna particularmente importante neste ano atípico, marcado pelas dificuldades inerentes ao contexto da pandemia COVID-19 — em que, mais do que nunca, como diz o mote da campanha, “a força da família faz toda a diferença.”

“Através deste conceito, a marca pretende reforçar que quando as crianças estão doentes, ter a família unida faz toda a diferença”, explica Gonçalo Martins Barata. “Para as famílias que acompanham as suas crianças em tratamento hospitalar, as adversidades que vivemos no contexto de pandemia acrescem às vulnerabilidades e dificuldades que já sentiam.”

É de salientar que o reforço da campanha McSorriso acontece numa altura em que também o sector da restauração atravessa uma crise profunda provocada pela pandemia: “Este apoio da McDonald’s e dos seus franquiados que este ano, apesar das adversidades que enfrentam no seu sector, decidiram reforçar ainda mais o seu apoio a esta causa tem um enorme significado para a continuidade dos projectos da Fundação bem como para o esforço futuro de apoio às muitas famílias em situação de necessidade e dor.”

Como é que pode contribuir? É simples e há várias formas. Durante esta semana, por cada McMenu ou McMenu Grande vendidos, os 179 restaurantes McDonald’s em Portugal vão doar 25 cêntimos à Fundação. Mas pode fazer mais: há também a possibilidade de contribuir enquanto consumidor, através dos quiosques digitais em que faz o seu pedido, quer arredondando a conta para o montante imediatamente superior, quer adicionando um donativo fixo de 10, 20 ou 50 cêntimos.

Se não tiver a oportunidade de contribuir durante estes dias, saiba que é possível ajudar durante todo o ano: pode fazê-lo através dos quiosques digitais e ainda pelos canais de doação da própria Fundação em que se destaca, a recente introdução do donativo através da app MB WAY,  pela simples leitura de um QR Code com a função “Pagar MB WAY”.

“Acima de tudo, pretendemos dar a conhecer o papel que as Casas Ronald McDonald e a Fundação Infantil Ronald McDonald desempenham na vida das mais de 3.700 famílias que já acolheram, desde a sua abertura”, acrescenta Gonçalo Martins Barata.

Advertisement