Em debate: À descoberta do sistema imunitário

Imunidade, anticorpos, sistema imunitário… São várias denominações para uma preocupação comum: proteger a nossa saúde. Prevenir. Evitar comportamentos de risco. O mote está lançado para o segundo webinar organizado pelo Público em parceria com a Multicare já no próximo dia 26 de Novembro. Não falte à chamada e esclareça as suas dúvidas.

Foto

Ouvimos falar dele como um dos grandes protectores da nossa saúde. Precisamos do sistema imunitário para prevenirmos doenças e garantirmos maior qualidade de vida. A imunidade individual – mas também a de grupo – constitui um desafio constante nos nossos dias. Para todos: pessoas comuns, profissionais de saúde, doentes e cuidadores. E a pandemia de covid-19 trouxe o tema da imunidade para o protagonismo dos dias. Mas afinal, como podemos defini-lo? Define-se imunidade como um tipo de protecção natural assegurada por células específicas do nosso organismo (linfócitos, um tipo de glóbulos brancos) e por substâncias (proteínas) que essas células produzem e que se intitulam de imunoglobulinas ou anticorpos.

A resposta imunitária dita “normal” ocorre quando é detectado um antigénio (elemento estranho ao organismo) e o sistema imunitário reage para o neutralizar (por exemplo, vírus, bactérias, células tumorais). De igual modo, quando não houve uma exposição inicial a essa substância ou, ao contrário, quando há uma exposição exagerada e/ou uma resposta exacerbada do nosso sistema imunitário, falamos de reacção alérgica.

Quando a resposta imunitária é anormalmente dirigida contra as próprias células e tecidos do organismo, podem ocorrer as doenças auto-imunes. Ou seja, sempre que o nosso sistema imunitário está comprometido, as doenças ganham terreno e instalam-se sem pedir autorização. De que forma podemos reverter essa situação? E como é que um estilo de vida saudável ajuda a promover a saúde, a prevenir os vírus e as doenças? Estamos conscientes da importância de prevenir doenças e vigiar adequadamente as nossas doenças crónicas?

Numa era de incerteza, é cada vez mais importante aceder a fontes fidedignas e esclarecer dúvidas com base em evidência científica para perceber a diferença entre estilos de vida modificáveis e não modificáveis. O papel da adesão à terapêutica e o compromisso que cada um deve ter com a sua própria saúde para uma vida com maior qualidade. A importância da vacinação para uma maior imunidade individual e de grupo. 

Para debater estes temas, o PÚBLICO em parceria com a MULTICARE, organiza o webinar “À descoberta do sistema imunitário” no próximo dia 26 de Novembro, a partir das 17 horas. Este é o segundo debate conjunto do jornal em parceria com a seguradora com o objectivo de consciencializar os leitores para a importância de cuidar da saúde e de viver bem.

Com transmissão em directo no site, Facebook e YouTube do Público, e no Facebook da Fidelidade, este webinar conta com a moderação da jornalista Cláudia Pinto e a participação de um conjunto de especialistas que vão ajudar a esclarecer algumas dúvidas. São eles: Mário Morais de Almeida, médico imunoalergologista, coordenador do Centro de Alergia da CUF e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos; Pedro Simas, virologista do Instituto de Medicina Molecular, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa; António Vilar, reumatologista, coordenador da unidade de Reumatologia do Hospital dos Lusíadas e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e José Santos, director clínico da Multicare.