Que futuro para o ensino pós-pandemia? Governantes e especialistas procuram respostas

A conferência internacional online organizada pela Virtual Educa acontece nesta segunda e terça-feira. Ministro da Educação será um dos oradores. Especialistas prevêem modelos de ensino “híbridos” e personalizáveis, apontando ainda que o acesso à Internet deve ser gratuito na educação.

Foto
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Uma escola não é, por si só, apenas um edifício: por detrás das paredes, “há cadeiras, mesas, letreiros com indicações, quadros”. Por isso, “o e-learning não é só dar um computador, estabelecer conectividade e dar aulas” — especialmente com as alterações que a pandemia da covid-19 trouxe à rotina de milhões de estudantes e professores espalhados pelo mundo, numa adaptação forçada e a “diferentes velocidades”. Mas, afinal, que hábitos de ensino e aprendizagem, iniciados durante o confinamento, permanecerão após a pandemia? E que preocupações devemos ter?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários