A guerra matou ou mutilou 25 crianças por dia durante os últimos dez anos

Afeganistão, Iraque, Síria e Iémen entre os palcos de conflito mais mortíferos, segundo o relatório da organização Save the Children, que contabilizou mais de 93 mil mortes infantis desde 2010.

Foto
Crianças afegãs brincam numa rua destruída de Cabul, na capital do país HEDAYATULLAH AMID/EPA

A guerra tirou a vida ou mutilou 93,236 crianças nos últimos dez anos, alertou a organização internacional Save the Children, através de um relatório publicado no final da semana passada e que é um dos documentos-chave do arranque da Conferência Afeganistão 2020, das Nações Unidas, esta segunda-feira.

Em média, 25 menores de idade morreram ou ficaram feridos diariamente em palcos de conflitos activos, particularmente em países como o Afeganistão, o Iraque, a Síria, ou Iémen – que integram uma lista de 11 países “perigosos para as crianças”.

Segundo a Save the Children, a grande maioria das vítimas foi alvo de ataques aéreos, bombardeamentos, minas terrestres e outras armas de natureza explosiva, que tiveram, muitas vezes, como objectivo, atingir escolas e zonas residenciais propositadamente.

“Nunca houve, na História, tantas violações comprovadas e perpetradas contra as crianças”, denuncia a directora-executiva da organização, Inger Ashing. “Os seus direitos são um pilar da nossa humanidade colectiva e uma prova de fogo ao estado da nossa civilização”.

Intitulado Killed and Maimed: A Generation Of Violations Against Children In Conflict (“Mortos e Mutilados: Uma Geração de Violações Contra Crianças em Conflitos”), o relatório dedica especial atenção à guerra do Afeganistão. 

Os números são igualmente aterradores. De acordo com os dados recolhidos pela Save the Children – que tem estatuto consultivo no seio da ONU – pelo menos 26,025 crianças foram mortas ou mutiladas entre 2005 e 2019, em território afegão.

A maioria são rapazes e os ataques que sofreram “foram o resultado de combates no terreno entre forças pró e anti-Governo” ou “de engenhos explosivos improvisados em ataques suicidas e não-suicidas”.

O relatório é um dos principais documentos de trabalho da Conferência Afeganistão 2020, que começou esta segunda-feira e termina na terça-feira. 

Co-organizado pelos governos do Afeganistão e da Finlândia, e o patrocínio e coordenação logística das Nações Unidas, a conferência online tem como objectivo angariar apoios para “a promoção de desenvolvimento, prosperidade e paz sustentáveis” no Afeganistão – cujo processo de paz, entre o poder político e os talibã, ainda está longe de um compromisso sério e duradouro.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários