Ferran Adrià: nos restaurantes “passámos da incerteza para a total impotência”

O chef mais influente da gastronomia moderna conta à Fugas como tem corrido o trabalho no seu novo projecto, o elBulli 1846, e diz acreditar que os governos em geral têm tratado muito mal a restauração e o turismo durante a pandemia: “É uma injustiça!”

Foto
Nuno Ferreira Santos

A mítica morada da Caja Montjoi, em Roses, no Norte da Catalunha, finalmente voltou a ser palco de inovações, experiências e até mesmo de degustações. Mas desta vez já não há clientes. O trabalho tem sido realizado de portas fechadas, por uma equipa de dez investigadores de áreas de conhecimento tão distintas como a filosofia e a administração de empresas. Para liderá-la, entretanto, segue o mesmo personagem que por mais de 20 anos transformou a gastronomia tal como a conhecemos: o chef catalão Ferran Adrià, também conhecido como o mais influente cozinheiro das décadas recentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar