Christin Hume/Unsplash
Foto
Christin Hume/Unsplash

Universidade de Aveiro distribui bicicletas “para que os carros fiquem em casa”

“Os 239 contemplados com bicicletas comprometeram-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros por semana, deixando o automóvel em casa nas deslocações para a Universidade”, lê-se em nota de imprensa.

A Universidade de Aveiro (UA) vai começar a entregar bicicletas aos membros da comunidade académica, para os convencer a “deixar o carro em casa” nas deslocações para o campus universitário. A distribuição vai contemplar 239 pessoas e é antecedida de uma sessão na Reitoria, na segunda-feira, 23 de Novembro, com transmissão online.

“Após o concurso, com procura muito superior aos números de bicicletas disponíveis, e a subsequente selecção dos contemplados, as novas bicicletas começarão a ser entregues nos dias 24 e 25 de Novembro, um dia depois da sessão de lançamento do projecto “uaubike” na UA”, dá conta a instituição, em nota de imprensa.

Segundo refere a nota, “os 239 contemplados com bicicletas comprometeram-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros por semana, deixando o automóvel em casa nas deslocações para a Universidade”.

“São menos 16 mil quilómetros que se farão de carro e menos automóveis a chegar ao campus, por um ar mais limpo. Para quem está farto de confinamento, andar de bicicleta é uma variante muito agradável”, comenta o reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Segundo o reitor, no projecto está comprometida a Universidade de Aveiro e a sua comunidade num objectivo global, em linha com a meta assumida pela União Europeia para que este se torne um continente neutro em emissões de carbono até 2050.

“É uma obrigação de todos... É também uma questão de cidadania. Temos objectivos individuais que também contribuem para que, a nível colectivo, consigamos cumprir esse desafio que é um desafio de futuro, para que os nossos filhos e netos possam dispor de um continente onde se possa viver”, conclui.

Além da distribuição e utilização temporária das bicicletas mecânicas e eléctricas, o “uaubike” prevê ainda acções de formação e sensibilização sobre segurança na circulação rodoviária e o uso da bicicleta e as vantagens desta opção em detrimento de outros meios de transporte, em Aveiro, Oliveira de Azeméis e Águeda.

As bicicletas mecânicas e eléctricas são entregues a alunos, professores e investigadores, técnicos administrativos e de gestão, e em Janeiro voltará a ser aberto novo concurso para uma nova utilização durante seis meses.

Sugerir correcção