Primeiro livro ilustrado de Margaret Atwood é editado em Portugal

É o primeiro livro de Margaret Atwood para a infância e conta a história, em rima, de duas crianças que vivem numa árvore, onde brincam, bebem chá e comem panquecas..

Foto
Andre Rodrigues

O livro ilustrado para a infância No Alto da Árvore, escrito e desenhado pela romancista canadiana Margaret Atwood, é editado este mês em Portugal, em edição bilingue, pela Ponto de Fuga. Publicado em 1978, No Alto da Árvore é o primeiro livro de Margaret Atwood para a infância e conta a história, em rima, de duas crianças que vivem numa árvore, onde brincam, bebem chá e comem panquecas.

A alegria desses dias de brincadeira dá lugar ao medo, quando percebem que dois castores destruíram a escada de madeira por onde subiam para a árvore, e que afinal nunca mais vão conseguir sair de lá. “Desenhei este álbum nos primórdios dos livros para crianças publicados no Canadá. Só podíamos usar duas cores, porque três encarecia muito a impressão; daí o azul, o vermelho e o castanho bizarro, que é uma combinação das duas”, escreve a editora numa pequena nota introdutória à edição fac-similada que saiu em 2005 e que a Ponto de Fuga recupera para a edição portuguesa.

Foto

Margaret Atwood recorda que nos tempos de estudante universitária, nos anos 1950, teve “um negócio de pósteres em serigrafia que funcionava em cima de uma mesa de pingue-pongue” e que, por isso, também sabe desenhar letras. “Fui eu que desenhei pelo meu punho todas as letras do livro, pela mesma razão: Para poupar nos custos. [...] As técnicas foram primitivas —​ então não havia computadores — e os resultados também parecem um pouco primitivos, mas continuo a gostar muito deste livro por razões sentimentais”, afirma.

Na edição portuguesa, em português e em inglês, as letras do texto foram desenhadas pela tradutora, Margarida Vale de Gato. Margaret Atwood, hoje com 81 anos, é uma das mais conhecidas e premiadas autoras canadianas da actualidade, com mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre romance, ensaio e poesia.

Atwood esteve várias vezes nomeada para o Booker Prize, tendo vencido por duas vezes, em 2000 com O Assassino Cego e em 2019 com Os Testamentos. Até 1978, quando lançou No Alto da Árvore, Margaret Atwood tinha lançado sobretudo poesia e os romances The Edible Woman, Surfacing e Senhora Oráculo, antecedendo a década em que começou a ter maior reconhecimento internacional. Depois de No Alto da Árvore, Margaret Atwood publicou outros seis livros para a infância, todos inéditos em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar