João Paulo Correia: controlo público dos CTT “faz parte das negociações entre o PS e o PCP”

PS voltou ao tema recorrente do controlo público dos CTT em início de votação final do OE 2021 e a menos de mês e meio do fim do actual contrato de concessão do serviço universal dos correios, agora pela voz de João Paulo Correia

Foto
PAULO PIMENTA

Um tema que se repete frequentemente por volta da negociação do OE nos últimos anos, a reentrada do Estado no capital dos CTT para uma posição de controlo foi um dos temas da entrevista de João Paulo Correia ao Eco.

O vice-presidente da bancada do PS afirma, em entrevista à site económico, divulgada esta sexta-feira, que “obviamente faz parte das negociações entre o PS e o PCP, como é público”, o Estado voltar a ter controlo público dos CTT.

Nesta altura é preciso recordar que o Estado, em 2014, pelas mãos do governo liderado por Passos Coelho, alienou os restantes 31,5% do capital dos CTT que ainda detinha, encaixando em duas operações de venda distintas – ambas realizadas sob governo PSD/CDS-PP –, um total de 909 milhões nessa legislatura.

A empresa CTT, cotada na praça lisboeta e integrante do principal índice português, o PSI20, tem hoje a SGPS de Manuel Champalimaud como principal accionista, com 13,2% do capital, estando o restante capital disperso por vários accionistas, nomeadamente fundos e banca, além do free-float.

O que João Paulo Correia veio agora defender é que os que está em causa nas negociações entre socialistas e comunistas é o controlo público dos CTT, na óptica de que “o controlo público dos CTT não significa nacionalizar 100% do capital”, mas sim “adquirir acções” para ser o maior accionista. O que neste caso, relembra o Eco, significa uma posição superior a 13,12%, uma vez que é essa, como acima referido, a percentagem do maior accionista individual neste momento.

“Se o momento para tomar a decisão [de o Estado comprar uma posição nos CTT] é este Orçamento ou é posteriormente, é aquilo que certamente estará em análise”, explica ainda João Paulo Correia, ressalvando que esta é uma matéria “pendente” mas “valiosa” para os comunistas e socialistas – apesar de o PS já ter chumbado a nacionalização dos CTT proposta pelo PC e BE no Parlamento.

Apesar de ser privada, a empresa CTT é a actual concessionária do serviço postal universal, que frequentemente é alvo de críticas de desempenho pela reguladora Anacom. O contrato termina no final deste ano, mas por agora não se sabe em que moldes se fará a atribuição do contrato de concessão a partir de 2021.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários