Telma Monteiro ficou com a prata em Praga

Judoca portuguesa perdeu na final de -57kg com a húngara Hedvig Karakas, no primeiro dia dos Europeus de Praga.

Foto
Telma Monteiro em acção na final de -57kg em Praga LUSA/MARTIN DIVISEK

Começou a ganhar medalhas em Europeus aos 18 anos e continua a fazê-lo aos 34. Telma Monteiro pode ter falhado a conquista de um sexto título europeu de judo, mas acrescentou mais uma medalha ao seu extenso currículo. A judoca portuguesa ficou nesta quinta-feira com a prata, após perder na final de -57kg dos Europeus de Praga frente à húngara Hedvig Karakas. Ainda assim, Telma, 11.ª do ranking mundial da categoria, sai da República Checa com a 14.º medalha continental da sua carreira.

Já não era a primeira vez que as duas judocas se defrontavam em finais do Europeu. Já tinha acontecido em Baku 2015, com uma vitória da portuguesa, mas desta vez o desfecho foi diferente, num combate longo, com direito a prolongamento e decidido nas penalizações. Depois de quatro minutos sem qualquer pontuação, o combate seguiu para “golden score” e para mais 4m18s em que a húngara beneficiou das três penalizações da portuguesa para ficar com o título.

Este acabou por não ser um dia perfeito para a judoca portuguesa, que tinha brilhado nos combates que a conduziram à final - deixou pelo caminho a holandesa Sanne Verhagen, a polaca Julia Kowalczyk e a sérvia Marica Perisic. A derrota com Karakas foi apenas a segunda sofrida em finais de europeus, depois de ter perdido em Istambul 2011.

Apesar da derrota na final, a judoca do Benfica voltou a provar na República Checa que continua a ser uma judoca de elite 16 anos depois de se ter estreado com apenas 18 nos Europeus de Bucareste em 2004 (com um bronze), o mesmo ano em que também fez a sua estreia olímpica em Atenas. Com essa primeira medalha na Roménia e esta conquistada em Praga, já são 14 as medalhas em Europeus - cinco de ouro, duas de prata e sete de bronze -, para além de ter conquistado cinco em Mundiais (quatro de prata e uma de bronze) e uma em Jogos Olímpicos (bronze no Rio 2016).

A medalha de Telma Monteiro foi o ponto alto da participação portuguesa neste Europeus de Praga. Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Catarina Costa e Raquel Brito (-48 kg) e Joana Ramos (-52 kg) perderam no combate de estreia, enquanto Sergiu Oleinic (-66 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) ainda fizeram um segundo combate, no qual acabaram por ceder.

Nesta sexta-feira, competem João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81 kg) e Bárbara Timo e Joana Crisóstomo (-70g), enquanto, no sábado, último dia da prova, lutam Jorge Fonseca (campeão mundial de -100 kg), Yahima Ramirez (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários