Dez cientistas que trabalham em Portugal entre os mais citados no mundo

Um dos investigadores, Miguel Cerqueira, desenvolve estruturas nanométricas para aplicações alimentares, como películas e revestimentos comestíveis e biodegradáveis para embalagens.

Foto
Miguel Cerqueira, um dos dez cientistas mencionados DR

Dez cientistas que trabalham em Portugal constam da lista dos mais citados em todo o mundo, segundo o relatório Highly Cited Researchers relativo a 2019.

Entre os dez investigadores está, pelo pelo terceiro ano consecutivo, Miguel Cerqueira, do Grupo de Processamento Alimentar do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que foi classificado como “Investigador Altamente Citado” na área de ciências agrícolas.

Foto
O investigador Miguel Cerqueira

Esta classificação de 2019 reconhece os principais investigadores do mundo durante a última década, demonstrada pela produção de vários artigos científicos altamente citados, que se classificam entre os primeiros 1% em cada área na chamada Web of Science, de acordo com a empresa internacional Clarivate, refere o INL em comunicado divulgado esta quinta-feira. 

“Estou muito satisfeito por ter sido incluído novamente nesta lista, na qual podemos encontrar alguns dos cientistas mais influentes do mundo. Espero continuar neste caminho, ao unir a ciência alimentar à nanotecnologia, e a mostrar que o trabalho que desenvolvemos no INL pode fazer a diferença”, afirma Miguel Cerqueira, citado no comunicado do INL, organização intergovernamental de investigação científica com sede em Braga.

Miguel Cerqueira tem centrado a sua investigação no desenvolvimento de estruturas nanométricas de base biológica para aplicações alimentares, como películas e revestimentos comestíveis e biodegradáveis para embalagens e encapsulamento de compostos funcionais em alimentos.

Um dos principais objectivos da investigação liderada por Miguel Cerqueira é, por exemplo, permitir a conservação de frutas e legumes sem recurso a cadeia de frio, para melhorar a qualidade e reduzir o desperdício alimentar através da aplicação de uma capa protectora, com a capacidade adicional de eliminar o vírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19. Desta forma, acrescenta o comunicado, procura-se garantir uma maior segurança aos consumidores.

Além de Miguel Cerqueira, a lista dos dez cientistas mais citados que trabalham em Portugal inclui Alan Phillips (da Universidade de Lisboa), António A. Vicente (Universidade do Minho), Delfim Torres (Universidade de Aveiro), Filipe M. Santos (Universidade Católica Portuguesa), Isabel Ferreira (Instituto Politécnico de Bragança), José António Tenreiro Machado (Instituto Politécnico do Porto), José A. Teixeira (Universidade do Minho), José M. Bioucas-Dias (Universidade de Lisboa e Instituto de Telecomunicações), e Pedro Areias (Universidade de Lisboa).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários