Actividade económica regista ritmo mais lento de recuperação em Setembro

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Outubro, mas mantém-se abaixo dos níveis pré-pandemia, indica o Instituto Nacional de Estatística.

Foto
Paulo Pimenta

A recuperação da actividade económica revelou um ritmo mais lento em Setembro, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, “o indicador de actividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que reflectem a evolução da economia, continuou a recuperar em Setembro, mas a um ritmo mais lento que o observado desde Maio, após ter registado o mínimo da série em Abril [-9,4 pontos]”.

O indicador da actividade económica atingiu em Setembro os -1,1 pontos, depois de em Agosto ter registado os -1,6 pontos e em Julho os -2,6 pontos.

Os indicadores de curto prazo relativos à actividade económica na perspectiva de produção, disponíveis para Setembro, recuperaram parcialmente, reflectindo o contexto de reabertura da actividade económica, depois de terem registado mínimos em Abril e Maio, em resultado da aplicação de medidas de contenção à propagação da covid-19.

Segundo o INE, para Outubro, a informação disponível revela a manutenção do ritmo lento de recuperação da actividade económica, com vários indicadores já disponíveis a assinalar esta tendência.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Outubro e o indicador de clima económico prolongou o perfil de recuperação observado desde Maio, mas situando-se ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. 

Os indicadores de confiança aumentaram em todos os sectores, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços.

Sugerir correcção
Comentar