“Nogy” avança em Madrid, Sofia Araújo perde após maratona

As duas melhores jogadoras portuguesas tiveram sortes diferentes nos 16-avos-de-final do Las Rozas Open, o penúltimo torneio do ano do World Padel Tour.

Foto
Sofia Araújo perdeu em Madrid após três sets Foto: WPT

Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo, que repartem o título de campeãs nacionais de padel, tiveram nesta quarta-feira sortes diferentes no primeiro dia do quadro principal do Las Rozas Open, o penúltimo torneio do ano do World Padel Tour (WPT). Nogueira confirmou o favoritismo e, em dois sets (7-5 e 6-3), avançou para os oitavos-de-final, enquanto Araújo acabou derrotada (6-4, 6-7 e 6-7) após um duelo muito equilibrado contra uma dupla melhor cotada.

A primeira portuguesa a jogar e a garantir um lugar entre as 16 melhores duplas do penúltimo torneio do ano do WPT foi Ana Catarina Nogueira. Ao lado da argentina Delfina Brea, a jogadora do Porto, n.º 9 do ranking mundial, iniciou a participação frente às espanholas Sandra Hernández e Tamara Icardo, que reparem o 23.º lugar do WPT, e garantiu a qualificação em dois sets.

O primeiro parcial foi o mais equilibrado, mas a dupla luso-argentina acabou por superiorizar-se por 7-5. Em vantagem, “Nogy” e Brea não perderam o controlo do jogo e fecharam o duelo dos 16-avos-de-final com um parcial de 6-3.

Nesta quinta-feira, nos “oitavos”, Ana Catarina Nogueira e Delfi Brea vão defrontar, a partir das 8h30, Marta Talávan e Lorena Ortiz, que surpreenderam ao afastarem as jovens Carmen Goenaga e Bea Caldera, que eram favoritas, em dois sets: 7-6 e 6-3.

Para Sofia Araújo, a estreia no Las Rozas Open tinha, em teoria, um grau de dificuldade maior. Pela frente, a campeã nacional, n.º 28 do WPT, tinha Carolina Navarro e Aranzazu Osoro, as oitavas cabeças-de-série.

Como se previa, o frente-a-frente entre duas duplas muito equilibradas resultou numa maratona de três sets. Formando par com a argentina Virginia Riera, a jogadora de Lisboa até começou melhor e conseguiu vencer o primeiro set, por 6-4.

No entanto, Navarro e Osoro, que no mês passado chegaram às meias-finais no Barcelona Master, acabaram por superiorizar-se no segundo parcial, vencendo por 7-6. Com a eliminatória equilibrada, a decisão ficou adiada para um terceiro set, onde o equilíbrio voltou a ser a nota dominante.

O encontro voltou a ser decidido num tie-break, onde Carolina Navarro e Aranzazu Osoro voltaram a ganhar o braço-de-ferro e o passaporte para os oitavos-de-final.

Sugerir correcção
Comentar