Covid-19: EUA aprova primeiro teste rápido “caseiro” que dá resultados em 30 minutos

O dispositivo aprovado pela FDA para novos testes rápidos exigirá sempre uma prescrição médica.

Foto
O novo coronavírus NIAID

Os reguladores norte-americanos autorizaram nesta terça-feira a utilização de emergência do primeiro teste rápido para detectar o novo coronavírus, que pode ser realizado inteiramente em casa e apresenta resultados em 30 minutos – noticiou a agência Lusa.

O anúncio feito pela FDA, a agência que regula os medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, representa um passo importante nos esforços do país para expandir as opções de testes à covid-19. Os Estados Unidos são o país com mais mortos (247.229) e também com mais casos de infecção confirmados (mais de 11,2 milhões) pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

No entanto, o novo teste exigirá uma prescrição médica, limitando provavelmente a utilização inicial.

Foto
O dispositivo para o teste molecular rápido

Trata-se de um teste molecular, como se explica no site do FDA, o que significa que procura a presença de material genético do novo coronavírus nas amostras. Para tal, amplifica o material genético do vírus e necessita da recolha de amostras no nariz através de uma zaragatoa, tal como a já muito falada técnica de PCR (reacção em cadeia da polimerase). Mas o resultado da técnica de PCR demora horas a obter e requer um processamento laboratorial exigente e é mais caro.

A nova técnica agora utilizada neste teste rápido é uma alternativa à PCR, designando-se por “amplificação isotérmica mediada por loop” – ou LAMP, na sigla em inglês. Em suma, amplifica ácidos nucleicos, como o ARN do coronavírus, mas não depende de uma sucessão de ciclos entre de temperatura nem de uma máquina para o fazer (o termocliclador), como a técnica de PCR. Funciona a uma temperatura constante de 60 a 65 graus Celsius, que resulta da libertação de calor pelas próprias reacções químicas (é assim isotérmica) ocorridas dentro do dispositivo.

Este é o primeiro teste autorizado nos Estados Unidos que pode ser feito por qualquer pessoa em casa, sem necessitar de intervenção de pessoal médico durante a sua realização. Qualquer pessoa a partir dos 14 anos suspeita de estar infectada pelo vírus pode recolher as amostras no nariz e fazer o teste, mediante prescrição médica. Em quem tenha menos de 14 anos, as amostras têm de ser recolhidas por pessoal médico em hospitais, consultórios ou centros médicos, onde o teste pode ser também aplicado a pessoas de qualquer idade.

“Esta nova opção de teste é um avanço importante no diagnóstico para lidar com a pandemia e reduzir o peso público da transmissão da doença”, sublinha Stephen M. Hahn, da FDA, citado em comunicado. “Esta autorização para um teste totalmente caseiro é um passo significativo da resposta nacional da FDA à covid-19. Um teste que pode ser administrado fora do laboratório ou de um ambiente médico sempre foi uma grande prioridade da FDA para responder à pandemia”, acrescentou Jeff Shuren, também da FDA. “Agora os norte-americanos que podem ter covid-19 podem agir imediatamente, com base nos seus resultados, para se protegerem a si próprios e a quem os rodeia.”

Ao fim de 30 minutos, o resultado aparece no dispositivo indicado como “positivo” ou “negativo” para o SARS-CoV-2. Se for positivo, sublinha ainda a FDA no comunicado, a pessoa deve isolar-se e contactar as autoridades de saúde. “Pessoas que tenham um resultado negativo e sentirem sintomas parecidos com os da covid-19 devem ser acompanhadas pelos serviços de saúde, uma vez que um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2”, realça-se.

Sugerir correcção
Comentar