Detidos três suspeitos de roubo em museu de Dresden há um ano

Polícia alemã convencida de que os indivíduos são “fortemente suspeitos” de serem os autores do assalto realizado em Novembro de 2019 ao Museu Grünes Gewölbe.

Foto
Algumas das jóias roubadas em Dresden DR

Três suspeitos foram detidos esta terça-feira por estarem implicados no roubo de várias peças de valor incalculável, há cerca de um ano, num museu de Dresden, no leste da Alemanha, anunciou o Ministério Público.

Os três detidos, de nacionalidade alemã, são “fortemente suspeitos” de terem participado no roubo no museu Grünes Gewölbe de Dresden, indicaram, em comunicado, o Ministério Público e a polícia alemães, na sequência de uma importante operação em várias regiões do país, em relação com este caso.

Em 25 de Novembro de 2019, pelo menos quatro ladrões entraram no museu, pouco antes das 5h00 (4h00 em Lisboa), para roubar jóias do século XVIII, tendo levado, entre outras, o ‘Dresden White’, também conhecido como o diamante branco da Saxónia, de 49 quilates. A direcção do museu considerou as peças roubadas de valor histórico e cultural “inestimável e não quantificável”.

Construído no século XVI, o museu alberga uma das colecções mais importantes de jóias antigas da Europa.

Parte do museu ficou destruída no bombardeamento dos Aliados, em 13 de Fevereiro de 1945, durante a II Guerra Mundial, tendo sido posteriormente reconstruída. O Exército Vermelho apropriou-se de parte das obras, levadas para a antiga União Soviética. Em 1958, as obras regressaram a Dresden, uma das principais cidades da antiga República Democrática Alemã (RDA).

Sugerir correcção
Comentar