Bola de fogo a grande velocidade foi observada no céu no Sul de Portugal

O fenómeno foi registado na madrugada desta terça-feira.

Foto
Trajectória da bola de fogo Centro Astronómico Hispânico-Alemão

Uma bola de fogo passou na madrugada de segunda-feira pelo céu no sul de Portugal, onde a luz, provocada por um meteoro, acabou por se extinguir, de acordo com informação da agência espanhola Efe.

A bola de fogo, que percorreu o Sudoeste da Península Ibérica, foi observada por um projecto científico espanhol a uma velocidade de 227.000 quilómetros por hora. O acontecimento foi detectado pelos sensores do projecto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), dos observatórios astronómicos de Calar Alto (Almeria), de Sevilha e La Hita (Toledo).

Segundo a análise do principal investigador do projecto SMART, José María Madiedo, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, a bola de fogo foi registada às 3h49 (hora local) de segunda-feira (2h49 de Lisboa).

O fenómeno ocorreu quando uma rocha de um asteróide entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de cerca de 227.000 quilómetros por hora e, devido à sua grande luminosidade, pôde ser vista numa grande parte do Sul e Centro de Espanha.

A colisão com a atmosfera a esta velocidade fez com que a rocha se tornasse incandescente, gerando assim uma bola de fogo que começou a uma altitude de cerca de 132 quilómetros a oeste da Andaluzia. A partir daí, seguiu uma trajectória para oeste, extinguindo-se a uma altitude de cerca de 60 quilómetros acima do Sul de Portugal.

Os detectores do projecto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objectos do nosso sistema solar.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários